terça-feira, julho 31, 2007

Paulo Santos a recuperar


Apesar do resto do plantel se encontrar de folga, Paulo Santos já se apresentou ontem ao serviço no sentido de realizar um exame complementar de diagnóstico para ser avaliada com precisão a extensão da sua lesão. Essa formalidade determinada pelo Departamento Médico foi cumprida, e confirmou a existência de uma contractura do recto abdominal.

Por si só, trata-se de uma lesão que não afasta Paulo Santos do jogo com o FC Porto, marcado para 18 de Agosto. No entanto, o guardião estará sempre em risco pelo facto de se tratar de um problema muito susceptível a recaídas no caso de algum movimento menos previsível.

Por outro lado, o tempo útil de trabalho da pré-temporada dura apenas mais duas semanas, até ao jogo com o Villarreal, a 10 de Agosto. Sendo muito improvável que PauloSantos venha a tomar parte em mais algum dos ensaios agendados. Nesse sentido, o espanhol Dani Mallo pode ganhar confiança e rotinas com o resto da defesa, levando Jorge Costa a ter de decidir, posteriormente, qual a melhor solução para defrontar o FC Porto.

De qualquer forma, a bravura de Paulo Santos, que permitiu alguns exercícios de recuperação no relvado, ainda na Alemanha, com o fisioterapeuta Francisco Miranda, pode levar a que os prazos sejam encurtados.

Quanto ao seu concorrente, Dani Mallo, deu algumas broncas a sair da baliza em Barcelos, mas entre os postes realizou duas grandes intervenções. A sorte está lançada.

domingo, julho 29, 2007


Ponte inteligente e muito bem conseguída.... A ponte retratada liga a Suécia à Dinamarca. A foto foi tirada de bordo de um avião. Interessante solução quando é possível. Há alguns anos atrás, pensou-se numa ponte móvel, mas a engenharia actual tem mais soluções. A ponte segue sobre a água até certo ponto, então mergulha e passa pelo subsolo marinho até sair na Dinamarca, deixando o espaço necessário para os navios. Bem imaginado. TALVEZ NEM TODOS SAIBAM É QUE ESTA PONTE FOI FABRICADA EM ITÁLIA E OS ACABAMENTOS FINAIS FORAM EFECTUADOS EM PORTUGAL. EM SINES...

Novo Emblema do S.L.B.


sexta-feira, julho 27, 2007

Jorge Costa prudente

Mesmo com seis triunfos na pré-época e um plantel que faz sonhar, Jorge Costa não se lança de peito aberto no assalto ao poderio dos grandes. “É impossível, da minha parte, assumir a candidatura ao título. Temos mentalidade de vitória e estou entusiasmado, mas ainda estamos longe do que podemos fazer e temos de trabalhar muito. As expectativas estão elevadas por culpa nossa, e ainda bem, mas não posso exigir a estes jogadores mais do que lutarem em todos os jogos pelo triunfo”, clarifica.

Sabendo do que fala, pelo seu passado, Jorge Costa avisa que “ninguém é grande de um dia para o outro. Temos de ir com calma”, salienta, preferindo desviar a aposta para outros alvos: “Existe uma nova competição e conquistar uma Taça seria a cereja no cimo do bolo.” Até porque, para o técnico, mesmo “a presença na Liga dos Campeões” seria esquecida com o tempo: “Os títulos é que ficam para a história.”

quinta-feira, julho 26, 2007

É fácil...vejam

Como jogaram os novos

César Peixoto

Arrebatador
Cada vez mais próximo da plenitude, encheu o campo. Autoritário nas manobras defensivas, assinou um golaço, na sequência de um violento tiro desferido a uns bons 50 metros do alvo.

Lenny

Aos soluços
Sem espaço para as suas arrancadas habituais, pautou-se por alguma intermitência e deixou a impressão de que renderá mais sobre o flanco direito.

João Tomás

O farol do ataque
Não dispôs de grandes oportunidades para armar o remate, mas funcionou bem como principal referência do ataque, arrastando muitas vezes atrás de si mais de duas unidades defensivas. Na cobrança do castigo máximo, não perdoou.

Zé Manel

Enérgico
Ajudou a espevitar o ataque. Sempre em excesso de velocidade, raramente se deixou apanhar pelos polícias que o perseguiam.

Anílton Júnior

Puro e duro
Revelou a segurança habitual, impondo o respeito devido aos atacantes do Standard e varrendo com precisão todas as jogadas de perigo ao seu alcance.

Yasser

Quase em erupção
É um pequeno vulcão capaz de cuspir lava e enxofre a qualquer momento.

Baylón

Deu luta
Castigou bem os seus marcadores.

“A nossa cultura é de vitórias” Jorge Costa faz balanço do estágio

Seis jogos, seis vitórias. O Braga continua imparável na pré-época e Jorge Costa só pode andar feliz da vida. “Saio daqui contente com a resposta dos jogadores. Nunca abdiquei dos treinos em função dos jogos e, obviamente, a equipa revelou cansaço contra o Standard, mas deu uma boa resposta frente ao adversário muito difícil”, analisou o treinador, deixando bem claro que tantos êxitos acumulados não são obra do acaso. “A nossa cultura é de vitórias”, sublinhou. Dito o essencial, Jorge Costa revelou, por fim, que anunciará algumas dispensas este fim-de-semana.

Rodriguez ficou em Billerbeck


Nem todos viajaram com a equipa para Liège. Além de Bruno Tiago e Paulo Santos, ambos entregues aos cuidados do departamento médico, também Kieszek, Vítor Hugo, Stélvio, Orlando, Kazeem, Philco, Davide e Rodriguez ficaram em Billerbeck, tendo trabalhado sob a orientação do técnico-adjunto Virgílio Fernandes. Atendendo a que o catari Hussain foi convocado para o jogo com o Standard, apesar de se ter juntado ao grupo há dias, a grande surpresa foi a exclusão do central peruano, que, no entanto, se compreende, devido ao desgaste a que foi sujeito na Copa América. Ontem, João Pinto foi suturado com dois pontos no sobrolho, ao passo que Bruno Tiago vai entrar numa nova etapa da sua recuperação e retirar amanhã os 16 pontos que lhe foram suturados na perna direita.

Villarreal em agenda

O fim do estágio na Alemanha não significará que o Braga vai parar por essa Europa fora em jogos de preparação. Os minhotos deslocam-se a Londres no dia 4 de Agosto, para medirem forças com o Charlton, e seis dias depois (10 de Agosto) visitam o recinto do Villarreal, jogo que já vem anunciado no sítio oficial do clube espanhol

Montepio Geral - novo patrocinador


O Montepio Geral é o novo parceiro do Braga. As negociações com a instituição bancária avançaram nos últimos dias, com o regresso de António Salvador a Portugal, e hoje mesmo será assinado o contrato de publicidade, envolvendo importantes contrapartidas para os minhotos, que já tinham como parceiro inicial os pneus Toyo. O patrocinador oficial do clube é a seguradora AXA, que, curiosamente, também é um dos “sponsors” do Standard de Liège.

quarta-feira, julho 25, 2007

Mais um jogo mais uma vitória 2-1 ao Standard Liège

O Sp. Braga encerrou o estágio de pré-temporada com mais uma vitória, desta vez sobre o Standard Liège, por 2-1.

Numa partida disputada no Estádio Maurice Dufrasne, reduto dos belgas, a equipa bracarense demonstrou já estar em boa forma, chegando à vantagem logo aos 7 minutos, por César Peixoto.

A formação orientada por Michel Preud'homme, antigo guarda-redes do Benfica, ainda conseguiu chegar ao empate, com um tento do norte-americano Onyewu (30’), mas João Tomás (74'), de penálti, ditou a vitória dos pupilos de Jorge Costa.

González Vigil

Juan Diego Gonzalez-Vigil Bentin
  • Nasceu em Fevereiro de 1985
  • Joga no Universitário do Perú
  • Foi internacional pelo Perú sub 20 e sub 23
Clubes onde Jogou :
Alianza Lima, Málaga CF, Lokomotiv Tbilisi,S.V. Zulte Waregem e Cienciano

González Vigil apontado como reforço do Braga

Último jogo do estágio é hoje já com Hussain na convocatória

O Sp. Braga realiza, esta noite (19 horas portuguesas), o último jogo do estágio de pré-temporada contra o Standard Liège de Michel Preud’homme. Jorge Costa regressa ao estádio onde deu por encerrada a sua carreira como jogador de futebol. Ao contrário do que seria o seu sonho, o Bicho não teve possibilidade de arrumar as botas perante os adeptos do FC Porto, no Dragão, acabando por ser o Stade Maurice Dufresne o derradeiro reduto da sua dignidade profissional.

A preparação da viagem até à Bélgica fica marcada pela primeira convocatória da temporada. Jorge Costa decidiu reduzir o leque de utilizáveis a 19 elementos, nos quais já se inclui o reforço qatari Hussain. Os eleitos foram: Dani Mallo, Ricardo; Luís Filipe, P. Jorge, Anilton, Frechaut, C. Fernandes e C. Peixoto; Madrid, Brum, Vandinho, Castanheira, João Pinto; Wender, Zé Manuel, Lenny, Hussain, João Tomás e Baylón.

O treino da manhã, em Billerbeck, será destinado aos preteridos Alberto Rodriguez, Vítor Hugo, Stélvio, Orlando, Kareem, Philco e Davide. O guardião polaco Kieszek continua condicionado, enquanto Paulo Santos e Bruno Tiago se limitam a fazer tratamentos.

Frechaut na 1ª pessoa

Frechaut tem escrito no seu cartão de apresentação que é médio, contudo, é a sua condição de polivalente que faz dele um jogador útil em qualquer equipa, uma credencial que no futebol moderno assume um cada vez maior revelo na hora de se constituir um plantel e que figura sempre entre as prioridades dos treinadores de primeira linha. Questionado sobre se na próxima temporada se via a jogar a médio ou a defesa central, o jogador sorriu e encolheu os ombros, como que rendido à conjuntura que o “atira” para o centro da defesa arsenalista. “Não sei se será a médio ou na defesa. É verdade que a equipa tem precisado de mim mais como um defesa. Ao contrário, a minha posição de eleição é no meio-campo, mas os interesses da equipa estão acima de tudo e serei o que tiver de ser”, referiu o jogador, sem esconder a preferência pela zona intermédia do relvado., sintetizou. E continuou: “Jogar noutra qualquer posição é também bom, pois o mais importante é estar no jogo” “Há jogadores que cumprem toda uma carreira na mesma posição e nem sempre as coisas correm bem. Quando comecei a jogar a central tive ajudas, treinei e adquiri os processos para estar bem sempre que para tal for chamado”, sublinhou, reconhecendo “dever ser bom para um treinador” dispor de jogadores com o seu perfil. “Acredito que com jogadores assim é possível haver substituições sem alterar o esquema táctico”, concordou o arsenalista.

Virando a página, a conversa progrediu depois para a análise da pré-temporada, com Frechaut a destacar o bom desempenho geral, ao mesmo tempo que elogiou o grupo que se formou: “Temos ex-juniores muito bons e reforços de muita qualidade, que vieram juntar-se a nós para manter a qualidade que já existia, continuando a existir dois ou três jogadores para cada lugar, o que ajuda a equipa a manter-se no seu máximo e contribui para o atingir da aposta de melhorar o que foi feito na última época”.

Quanto ao significado das cinco vitórias averbadas na preparação para o resto da temporada, nomeadamente no ataque aos grandes, respondeu, com um sorriso, que “ganhar nunca será um mau hábito”. “É sempre bom e motivante começar assim, vamos ver como decorre o resto da temporada”, concluiu.

”Liga dos Campeões é possível”


É algo que não sai da cabeça dos jogadores do Braga – chegar à Liga dos Campeões no final da época que vai iniciar-se. Frechaut destaca o equilíbrio que o próximo campeonato vai ter, mas dá como “possível” a chegada, pelo menos, ao terceiro lugar. “Só temos de nos manter atentos, esperar pelos erros dos clubes grandes e não perder pontos nos jogos com adversários de menor valia. Só assim vamos conseguir manter-nos sempre por perto do trio da frente e, caso a oportunidade surja, atacar os lugares de acesso à competição”, explicou.

O menino que quer ser como Drogba

Orlando nasceu em Barcelos há 18 anos, começando a jogar no Esposende, onde se manteve durante cinco temporadas antes de rumar a Braga para, nos três anos seguintes, tentar concluir a sua formação como jogador. Dono de boa estampa física, chegou no domingo a Billerbeck proveniente da selecção sub-19 de Portugal, eliminada na fase de grupos do Europeu. Do passado para o presente, diz-se impressionado com o valor do actual plantel minhoto, elogiando a sua “capacidade para lidar com os mais novos”, facto que o pode ajudar a “evoluir como pessoa e jogador”. Do que vai passar-se até sexta-feira, quando terminar o estágio, disse querer esforçar-se “para não desiludir” quem nele apostou ganhando, ao mesmo tempo, a confiança do treinador e agarrando as oportunidades. Por isso, não pensa em cenários de cedência: “Não me cabe decidir isso, vim para trabalhar e o futuro logo se vê…”, disse.

Como qualquer jogador da sua idade, Orlando tem referências no mundo do futebol e, a avaliar pelos nomes e condição que explanou, sabe do que fala. É que, quando convidado a revelá-las, começou por apontar Thierry Henry, para logo depois elogiar Ronaldo, “mas o dos velhos tempos”, precisou, acabando naquele que é o seu preferido na hora de estabelecer metas de… perfeição: “Gosto muito do Drogba, é talvez o melhor do mundo na sua posição”. Apesar de se considerar um avançado de raiz, Orlando nem sempre jogou nessa posição, revelando já ter sido utilizado a extremo e mesmo atrás do ponta-de-lança. Chegado no domingo ao local de estágio, numa viagem em que teve a companhia de Stélvio, que também esteve na selecção sub-19, Orlando tem até sexta-feira para provar a Jorge Costa que merece uma oportunidade.

Paulo Santos lesionado

O que na véspera fora descrito como uma mialgia de esforço no adutor da perna direita passou a ser uma distensão na inserção do recto abdominal! A informação foi dada ontem no final do treino matinal, já no hotel da concentração, pelo médico Álvaro Couto, reportando-se à condição física do guarda-redes Paulo Santos. Na véspera, e no decurso de um exercício, o guarda-redes foi obrigado a parar com fortes queixas. Ontem, pela manhã, apresentou-se no centro de treinos em chinelos, ali permanecendo breves minutos apenas, abandonando o local na companhia do fisioterapeuta. Mais tarde, na conferência de imprensa, o médico afastou, para já, a necessidade de serem efectuados exames complementares de diagnóstico, ao mesmo tempo que confirmou que o guarda-redes internacional não está disponível para o jogo de hoje e, mais ainda, que não mais voltará a treinar-se em solo alemão. Sobem assim para duas o número de baixas entre os jogadores que integraram o estágio, depois de Bruno Tiago ter sido vítima de uma dupla fractura na perna esquerda.

Embora não tenham sido dadas mais informações sobre o período de paragem de Paulo Santos, a perspectiva de poder vir a efectuar mais exames médicos deixa aberta a porta da incerteza, o que cimenta ainda mais a cada vez maior hipótese de Dani Mallo continuar no plantel. Recorde-se que Kieszec, apesar de treinar todos os dias, o faz de forma limitada, estando ainda longe de reunir as condições para defender, por decorrer o período de recuperação de uma intervenção cirúrgica ao pulso direito.

Em contraponto, Castanheira integrou o duplo apronto de ontem sem limitações, depois de na véspera ter saído ainda na fase inicial com queixas que vinham do jogo com o Jeunesse, constituindo-se como opção para a partida com o Standard de Liège.

terça-feira, julho 24, 2007

segunda-feira, julho 23, 2007

Hussain Yasser já chegou

Num dia sem treinos, mas igualmente cansativo para a comitiva arsenalista, que cedo saiu de Billerbeck para rumar numa viagem a dois tempos (autocarro e avião) até ao Luxemburgo, a aparição de Hussain Yasser surpreendeu toda a gente que assistiu à chegada da equipa ao Estádio La Frontiére. De aspecto franzino e à conversa com João Tomás, com quem jogou no Al-Rayyan, o médio internacional do Catar fez questão de estar presente para assistir a jogo da sua nova equipa. Para isso, ontem de manhã viajou desde Bruxelas até Esch sur Alzette, de carro, na companhia da esposa, que é de nacionalidade belga, e da filha.

Três dias antes da data prevista para integrar o estágio – Hussain era esperado apenas em Liège, na quarta-feira – o jogador antecipou a apresentação. E, por falar em apresentação, aproveitando o facto de António Salvador estar ontem com a equipa e depois participar num jantar oferecido pela Casa do Braga no Luxemburgo, Hussain foi apresentado como reforço minhoto à noite, numa sala onde estavam pessoas ligadas à representação minhota no grão-ducado.

Com contrato válido até 2009, o jogador de quem a equipa técnica espera grandes exibições e assistências, à semelhança das muitas que fez para João Tomás, enquanto atleta do Al-Rayyan, ouviu da boca do presidente da SAD as palavras que o apresentaram como reforço da equipa, numa cerimónia que, frisou António Salvador, serve para o jogador perceber a “mística e a grandeza” do clube que passou a representar.

Hussain manifestou a alegria por estar no Braga, sublinhando “a importância de ter vivido um dia tão especial como o de ontem”. “Acredito que tudo vai correr bem e estou optimista quanto aos objectivos da equipa”, disse, frisando o valor que tem para ele “jogar ao lado de futebolistas como João Pinto e João Tomás, alguém que foi muito importante na minha vinda para o clube”.

O final do jantar teve que ser apressado em virtude da comitiva ter de seguir para o aeroporto, pelo que Hussain acompanhou os restantes companheiros na viagem de regresso a Billerbeck, onde hoje de manhã vai começar a preparar a nova temporada, num acto em que não estará isolado, já que o central Rodriguez, que chegou no sábado do Peru irá, igualmente, partir do zero.

Mais um jogo...mais uma vitória

O Sporting de Braga continua a senda vitoriosa nos jogos integrados no estágio que está a realizar na Alemanha, vencendo hoje o Jeunesse d'Esch, por 2-0.

O encontro, que se inseriu nas comemorações do 100.º aniversário do clube luxemburguês, foi presenciado por alguns milhares de espectadores, na sua maioria emigrantes portugueses, que fizeram a festa com os golos de Zé Manuel (33') e Wender (59').

Jorge Costa fez alinhar a seguinte equipa de início: Dani; Davide, Anilton, Vítor Hugo, Carlos Fernandes, Castanheira, Roberto Brum, Kareem, Zé Manuel, Baylon e Philco.

Na segunda parte, a equipa minhota foi quase totalmente alterada, com as entradas de Paulo Jorge, Luís Filipe, César Peixoto, João Pinto, João Tomás, Andrés Madrid, Lenny e Vandinho.

No final da partida, jogadores e restante comitiva esteve na sede da filial número 2 do Sporting de Braga, no Luxemburgo, onde conviveu com os adeptos e simpatizantes do clube.

domingo, julho 22, 2007

Os novos no jogo de ontem

César Peixoto
Dominador

Conseguiu ser a melhor unidade da defesa. Certinho nos desarmes, revelou-se útil na cobrança de livres.

Lenny
Sensacional

Sempre imprevisível nas suas acções, foi um bicho-de-sete-cabeças para o adversário e abriu caminho para o primeiro golo de João Tomás.

João Tomás
Duplo matador

Mais “matador” do que nunca, aplicou duas valentes estocadas no NEC; primeiro, num belo remate em jeito próximo do limite da área; depois, na cobrança de um penálti.

Philco
Trapalhão

Tem tanta vontade como falta de experiência. O cúmulo deste paradigma resultou num falhanço incrível de um golo.

Jair Baylón
Destila veneno

Na única oportunidade que teve, destilou o seu veneno “habitual”, testando os reflexos do guarda-redes Babos.

Roberto Brum
Certinho

Impôs-se rapidamente no seu raio de acção, como elo de ligação entre a defesa e o meio-campo.

Vítor Hugo
Prometedor

Defendeu com classe e mostrou que sabe sair a jogar com uma facilidade incrível.

Kazeem
Lutador

Bateu-se bem a meio-campo, sempre de olho na baliza contrária.

AníltonJúnior
Direita volver

Experimentou a posição de lateral-direito e não destoou.

João Pinto diz que o Braga controlou o jogo

A partida contra o NEC Nijmegen era tida como um exame importante para aferir qual o verdadeiro estado da formação arsenalista. A resposta foi satisfatória e João Pinto realça-o. “Este foi um teste mais a sério. Encontrámos uma equipa que troca bem a bola, forte fisicamente. Tipicamente holandesa. Criou-nos algumas dificuldades, é verdade, mas conseguimos controlar o jogo.A partir do momento em que estivemos a ganhar por 2-0 gerimos todas as situações. O golo sofrido não estava previsto, mas foi um bom ensaio”, vincou.

Aspecto marcante da estratégia de Jorge Costa é a insistência na pressão alta que sufocou o NEC na fase inicial da partida. “Quanto mais à frente uma equipa conseguir pressionar, mais defende a própria baliza. Além disso, estamos sempre perto da baliza adversária. A maioria dos golos que acontece nasce de recuperações de bola no meio-campo dos adversários. Isso faz com que rapidamente se ataque a baliza”, diz João Pinto.

Em suma, dentro de “um trabalho forte, com treinos intensos” e apesar de entender que “o Sp. Braga ainda está a fazer as coisas com algum esforço”, João Pinto está contente com o que tem visto: “Os indicadores são positivos.”

João Dos Golos marca dois e derrota o Nec

O Sp. Braga bateu hoje os holandeses do NEC por 2-1 em jogo-treino durante o estágio de preparação no País das Tulipas.

João Tomás foi o marcador de serviço no Sportpark Noord de Groesbeek, fazendo abanar as redes aos 5' e 14' (gp), um bis que valeu mais do que o tento de honra assinado por Lens (17') pelos 10.ºs classificados da Eeredivisie.

Os minhotos controlaram o encontro até final, permitindo a Jorge Costa testar um 11 base em 4x3x3, a táctica preferencial para a temporada.

sábado, julho 21, 2007

(F)Riam-se...(F)Riam-se muito :D

A reacção de Bruno Tiago à visita dos colegas

Quando Bruno Tiago viu os seus colegas, à entrada da Paracelsus Klinik, em Marl-Hüls, não conseguiu conter uma expressão muito típica dos futebolistas. “Estou como o aço”, soltou para gáudio geral.

O motivo não era para menos. Depois de ter fracturado a tíbia e o perónio na passada segunda-feira, sendo operado de madrugada, cerca de quatro dias depois o médio garante que já levanta 50 quilos com a perna esquerda e movimenta-se com a ajuda de canadianas com uma desenvoltura surpreendente.

“Amigos, quem tiver de se lesionar, lesione-se aqui, que é melhor”, afirmou mais tarde, não se cansando de elogiar o tratamento dispensado pelos médicos alemães, bem como as técnicas de cirurgia e tratamento que lhe permitiram uma primeira fase de recuperação extraordinária.

“Antes do final do ano estou a jogar”, foi a promessa que deixou perante o olhar de Jorge Costa, técnico que, enquanto atleta, foi crónico recordista na recuperação das lesões graves que sofreu nos joelhos.

Apesar da brutalidade do choque com Bergmannshoff, Bruno Tiago garante que não se apercebeu logo da seriedade da lesão. “Nem me doeu. Tentei meter a caneleira no sítio e não entrava. Foi nessa altura que o João Pinto dizer ‘partiu, partiu’ e percebi o que se passou”, relatou o atleta, apoiado pela namorada, Catarina, e também pela mãe, Filomena. Bruno Tiago tinha pressa, mas por precaução apenas receberá alta na segunda-feira.

O 1º jogo mais a sério

Após uma pausa de dois dias, o Braga volta hoje a entrar em acção contra o NEC, da primeira Liga holandesa, naquele que será o jogo mais difícil desde que a equipa se encontra em estágio, na Alemanha. O jogo particular está marcado para as 16h00 (15h00, em Portugal), em Groesbeek, nos arredores de Nijmegen (Holanda), e obrigará os bracarenses a percorrer uma distância de 193 quilómetros.

João Tomás fala de Hussein Yasser

Diz quem sabe ou quem viu que Hussein Yasser tem qualidade a rodos. Antigo companheiro do jogador do Catar, João Tomás é dos que assinam por baixo e até consegue encontrar pontos comuns entre ele e um craques do futebol português, que, curiosamente, representa o Braga. “Pode-se comparar ao João Pinto, mas também pode actuar sobre as alas”, explicou. Certo de que o Braga acertou em cheio, Tomás considera que a adaptação do atacante ao futebol europeu não levará muito tempo. “Será um processo fácil, pois tem grandes qualidades e um desejo grande de triunfar na Europa”, assegurou. Nem o facto de Yasser já ter tido uma passagem infeliz pelo futebol inglês refreia o entusiasmo de Tomás. “Teve uma experiência no Manchester City que não correu bem, mas agora está muito motivado”, alegou. Quanto a uma data para a chegada do reforço, nada de novo, mas é certo que se juntará à equipa durante o estágio na Alemanha. O seu equipamento já se encontra no hotel Weissenburg.

João Tomás...o regresso do reio dos golos

Só mesmo o próprio João Tomás poderia acabar com as saudades de… João Tomás. Bastou uma época para se perceber que o ataque do Braga ficou bem menos feroz do que era habitual com a mudança do ponta-de-lança para a Liga do Catar e o seu regresso à procedência só pode ser visto como um excelente trunfo para a nova temporada, pois os 16 golos que marcou são a prova evidente de que mantém intactas as faculdades de matador. “É bom voltar a casa, mas também poderia ter lá continuado. Ambas as hipóteses eram do meu agrado”, contou. O futebol árabe não é fácil para o mais paciente dos ocidentais, mas o artilheiro bracarense já estava adaptado. “Julgo que os grandes obstáculos da Liga do Catar são as temperaturas altas e a humidade elevadíssima, que nos obrigavam a treinar à noite, o que não é habitual no futebol português. Felizmente, tudo correu bem e até são vários os jogadores de grande qualidade que lá actuam”, esclareceu.

A maior prova de que a experiência no mundo árabe correu pelo melhor foi a recente chamada de João Tomás à Selecção Nacional. “Também eu pensei que o Catar era só deserto e camelos e não é nada assim. Tem lá de tudo, como em qualquer país europeu, e as pessoas são simpáticas”, alegou.

Apostado em fazer mais uma época em grande em Portugal, o Jardel de Coimbra (como já foi chamado) conta pelo menos repetir o número golos que apontou na Liga do Catar. "Vou esforçar-me e espero também ter sorte. Se não surgirem lesões, poderei fazer uma época condizente com a anterior”, testemunhou.

Salvador preocupado com Bruno Tiago

Mal amanheceu, António Salvador pulou da cama, tomou o pequeno-almoço a correr e logo às oito horas já se encontrava junto da cama de Bruno Tiago. O presidente do Braga pretendia visitar o atleta operado à perna esquerda logo na quinta-feira, depois de pousar em Munster, mas o voo atrasou-se e apenas chegou ao hotel da equipa, acompanhado do assessor Amaral Correia, quando já passava da meia-noite, pelo que a visita teve de ser adiada para o dia seguinte. Poderia tê-lo feito apenas à tarde, juntamente com a equipa, o que significaria mais alguns horas de repouso, mas a ansiedade de Salvador era grande e foi mesmo no hospital Paracelsus Klinik, em Marl Huls, que começou a sua jornada em território germânico. Mais tranquilizado por ter verificado com os próprios olhos que o médio-defensivo se encontra em boas mãos, Salvador chegou a meio da manhã ao centro de treinos de Weissenburg para acompanhar o treino da equipa e terá apreciado bastante o que viu. “Isto começa a aquecer”, comentou o dirigente, numa clara alusão ao empenho dos jogadores

Mentos e cerveja....brutal!!!!

sexta-feira, julho 20, 2007

O que estará preparado para a apresentação?!

Faltam sete dias para o fim do estágio do Sp. Braga e há mais três ensaios para realizar. A novidade da pré-época, onde se incluem também as visitas ao Gil Vicente (dia 28) e ao Charlton (4 de Agosto), prende-se com a inexistência de um jogo de apresentação aos associados. Entre defrontar um adversário de menor prestígio —os principais clubes europeus têm as datas todas preenchidas e o Chelsea de Mourinho, que chegou a ser convidado, foi obrigado, à última da hora, a dizer não — e preparar uma festa surpresa proporcionando às estrelas da casa o protagonismo merecido, os bracarenses optaram pela última alternativa.

Preparem-se, pois, os sócios, porque no dia 10 de Agosto, mesmo sem jogo, não faltarão razões para ir ao agora Estádio AXA

Luís Filipe ambicioso...mas bem em Braga

Luís Filipe é o jogador de campo que mais vezes envergou a camisola do Sp. Braga nas duas últimas temporadas.

Contabilizando apenas os jogos da Liga, e deixando de lado o posto específico do guarda-redes Paulo Santos, o lateral-direito realizou 56 partidas e actuou durante 4.882 minutos. Notável.

No plantel arsenalista ninguém se aproxima, sequer, deste grau de preponderância, mas Luís Filipe, aos 28 anos, continua a ser ambicioso. “Quero chegar mais longe. O ponto mais elevado que atingi foi estar no Sporting, apesar das coisas não terem corrido como eu queria”, admite, encarando com toda a naturalidade as notícias que o davam como próximo do Benfica. “Tenho passado por essas situações e lido bem com elas. Só quero saber de coisas sérias, reais e à minha frente. Como o Anderlecht na época passada? Sim, era uma hipótese que eu pretendia abraçar, mas o acordo não foi possível. O facto de estar no último ano contrato não afecta a minha motivação. Está igual”, salienta.

Plantel visita Bruno Tiago

A promessa foi feita por Jorge Costa a Bruno Tiago na terça-feira, quando visitou o jogador na unidade hospitalar de Mar, onde está internado desde que fracturou a tíbia e o perónio da perna esquerda. Nessa data o técnico assegurou-lhe que durante o dia de hoje o plantel completo iria comparecer na clínica para privar com ele durante algum tempo, numa visita que dada a distância do local de estágio, cerca de 40 quilómetros, não poderia ser longa e ocorreria no período de descanso dos jogadores, caso fossem dois os treinos agendados, mas o da tarde foi anulado e o convívio será mais demorado. Será então oportunidade para o plantel conviver com um colega que abandonou da pior forma o campo de futebol, voltando a ter o convívio que merece e que se aproveitará como muito importante para todos. Junta-se à comitiva o presidente da SAD, António Salvador, que ontem, ao final da noite, acompanhado do assessor Amaral Correia, chegou a Billerbeck, para passar o fim-de-semana.

Carlos Fernandes ou César Peixoto...? A duvida

Títularíssimo na equipa que acabou a última edição da Liga, Carlos Fernandes viu chegar no defeso um jogador que se habituou a ver diariamente no clube a recuperar de uma lesão: César Peixoto. Detalhe que não lhe retira o sono, ainda por cima meses depois de, como frisou, ter sido dado como na lista de dispensas do Braga. “Sempre tive concorrência, por isso esta é uma situação normal, com dois atletas dar o seu melhor em prol da equipa”, disse o lateral esquerdo, para quem a época que se avizinha “será de disputa saudável e justa”. “Será sempre a equipa a beneficiar disso”, frisou, sem esconder o objectivo particular de querer sempre a titularidade, lembrando que na última temporada “foi a que mais jogos fez” nos últimos anos, nos quais somou uma média de 28 jogos/época. Chegado a Braga na temporada de 2005/06 a Braga, pela mão de Jesualdo Ferreira, Carlos Fernandes afirmou-se na equipa pouco depois, numa transição que o atraiu “pela maior dimensão do clube em relação ao Boavista, além dos objectivos serem superiores”, um detalhe a que nenhum jogador fica indiferente na hora em que recebe o convite. Olhando para trás, Carlos Fernandes recordou a excelente carreira da equipa na Taça UEFA e na Taça de Portugal, tudo isto para justificar o novo objectivo de conquista de um troféu em 2007/08. “Acredito que é algo realizável, além de muito importante”, disse o lateral arsenalista, para quem o mínimo aceitável na época que está para chegar é igualar, na Liga, a última classificação. “Vencer a próxima Liga? São muitos jogos…”, rematou.

Pinto e Mendes cedidos ao Merelinense

Os jovens futebolistas Pinto e Mendes foram cedidos por uma temporada ao Merelinense, resolvendo desta forma a SAD de uma assentada duas questões pendentes relativamente aos jogadores oriundos dos escalões de formação com contrato de profissional. Depois de terem sido dado como a caminho do Olivais e Moscavide, os dois jogadores acabaram por se vincular ao emblema minhoto, clube onde esperam jogar com a regularidade que lhes permita evoluir como futebolistas.

Disputa por Davide é a três!

Está cada vez mais próxima a decisão em torno do futuro do extremo Davide, numa altura em que três clubes – Naval, Académica e Estrela da Amadora – já fizeram chegar à SAD o interesse na cedência, por empréstimo, do jogador para 2007/08. As conversações têm decorrido em Braga sem pressas e o jogador vai continuar até ao dia 27 em Billerbeck, integrado no estágio do Braga, tanto mais que não se prevê para já a decisão final quanto ao seu futuro. Utilizado a lateral direito por Jorge Costa nos jogos que a equipa disputou em solo alemão, Davide vê com agrado uma solução que lhe permita jogar com regularidade, pelo que tem revelado abertura em relação às possibilidades que se desenham. No mês passado o jogador esteve nos planos do Rapid de Bucareste – que inclusive anunciou a sua contratação, exibindo foto ao lado de Cesinha – mas o negócio não se concretizou e a dúvida quanto ao futuro continuou a pairar, um cenário que parece ter os dias contados com o interesse surgido.

Música da Semana

quinta-feira, julho 19, 2007

Embora já venha tarde aqui fica o resumo do jogo com o Varzim


Vídeo de recsally

Inamoto vs Ronaldinho

Como está o físico?!

O preparador físico José Pedro foi à sala de imprensa para fazer uma espécie de balanço dos primeiros dias, dando conta da intensidade das cargas a quem têm sido sujeitos os jogadores. Depois da vitória 2-0 sobre o Hammer, o técnico defendeu que, nesta fase, “o mais importante é a resposta dos atletas”, a quem enalteceu a atitude, “que tem agradado bastante”. “Vimos aqui uma evolução física positiva, bem como dos modelos de jogo que temos vindo a preparar neste estágio”, frisou o adjunto.

As palavras de Lenny

O brasileiro Lenny destacou as oportunidades de partir para cima do adversário, detalhe que faz parte do seu jogo. Mesmo assim, lamentou, “peguei pouco na bola, devido à marcação do adversário”, completando o raciocínio com uma convicção: “Ainda tenho que andar e crescer para poder mostrar o meu jogo”. Dos relvados europeus, mais baixos do que os que estava habituado no Brasil, destacou o facto de “facilitar a corrida com a bola dominada e as jogadas individuais”. Outro aspecto positivo: “A pré-época está forte mas com muita bola, como eu gosto”.

Como jogaram os novos

Anilton
Seguro

Foi o mais recuado dos centrais, mostrando-se também impiedoso na marcações.

César Peixoto
Evoluído

Cresceu no jogo à medida que os minutos passaram, tendo conseguido boas combinações com Wender.

Zé Manel
Já marca

Ao nível do jogo anterior, mostrou a raça e a velocidade que fazem dele um extremo de referência, fez o golo inaugural.

João Tomás
Faltou bola

Foi um lutador numa área a que quase não chegaram bolas.

Vítor Hugo
Confiante

É um caso crescente de confiança no centro da defesa. Admirável a facilidade com que faz passes a 30 metros.

Roberto Brum
Seguro

Fez pender a balança favoravelmente a meio-campo e ajudou sempre também nas acções ofensivas.

Kazeem
Maratonista

Correu durante 45 minutos num vai-e-vêm constante que permitiu fechar caminhos e abrir linhas de passe.

Baylón
Egoísta

Não esteve nem de perto ao nível do jogo anterior e cometeu o pecado de ter sido egoísta em alguns lances.

Philco
Mais perto

Mostrou estar mais perto dos golos em dois remates muito perigosos, o segundo dos quais a embater no poste.

Lenny
Eléctrico

Irrequieto e acutilante, viu-se mais do seu futebol e até acertou no poste.

Dani Mallo agora faz falta !

A certeza de que Kieszek só estará apto para a competição a partir de Setembro, em virtude de continuar a recuperar de uma fractura sofrida na mão esquerda ainda ao serviço do Polónia Varsóvia, mudou radicalmente o destino de Dani Mallo. Informado no termo da época de que não constaria nos planos futuros do clube, o guardião espanhol manifestou logo total disponibilidade para ser cedido, sob o compromisso de que os seus vencimentos não seriam beliscados, mas o tempo foi passando e nenhum clube avançou realmente na sua direcção com a intenção de contratá-lo. Por entre abordagens de clubes ucranianos, dos espanhóis do Hércules e Cadiz e dos romenos do Rapid Bucareste, para onde se transferiu o brasileiro Cesinha, todas esbarrando na vertente financeira, foi crescendo a certeza de que o ex-jogador do Corunha teria de se apresentar ao serviço novamente em Braga no arranque da pré-época e a verdade é que Jorge Costa o recebeu de braços abertos, em vez de afastá-lo do grupo, como muitas vezes acontece em situações análogas. Com mais dois anos de ligação aos minhotos pela frente, Dani também tem feito pela vida, trabalhando com um empenho assinalável e sem levantar polémicas, atitudes que acabaram por reconquistar a confiança do treinador. O afastamento prolongado de Kieszek também fez pensar duas vezes Jorge Costa e, nesta altura, é ponto assente que o guardião espanhol permanecerá no clube como uma opção credível para a baliza, quando Paulo Santos, o habitual número um, não puder entrar em acção. Assim sendo, o grupo dos guarda-redes do Braga fecha, provisoriamente, com o júnior Ricardo, que se tem revelado uma agradável surpresa.

Fomos roubados !!!

Só mesmo o desaparecimento das chuteiras, meias e caneleiras de Philco, João Tomás, Frechaut e Paulo Jorge mexeram, embora muito ligeiramente, com a tranquilidade do grupo. Facto insólito, pois a localidade de Billerbek, marcadamente turística, inspira toda a segurança do Mundo. O material estava guardado na zona dos balneários do Complexo Desportivo de Weissenburg, propriedade do hotel onde se encontra instalada a equipa, e tudo aponta para que tenha sido roubado. Informada sobre o sucedido, a administração da unidade hoteleira apresentou rapidamente desculpas à comitiva arsenalista, disponibilizando-se ao mesmo tempo para adquirir novas botas, meias e caneleiras, tudo à escolha do clube e respectivos profissionais, de modo a reparar o incómodo provocado, pois foi impossível apanhar ou identificar os autores do furto. Quanto aos quatro jogadores lesados, trabalharam com equipamentos desportivos alternativos sem qualquer tipo de queixas e com a disponibilidade habitual, precisamente no dia em que Frechaut retomou os treinos da equipa, depois de ter ultrapassado uma entorse no pé esquerdo.

quarta-feira, julho 18, 2007

Vitória no 2º jogo da pré-época

Sp. Braga derrotou hoje os amadores do Hammer, por 2-0, em mais um particular inserido no estágio que a equipa portuguesa está a realizar por terras alemãs.
Depois da vitória alcançada diante o Marl (3-2), a equipa de Jorge Costa derrotar hoje o Hammer, por 2-0, fruto dos golos de José Manuel e Frechaut.

"Dança" Impressionante

Vídeo do jogo do azar para Bruno Tiago

Vídeo carregado por Ricardo Fernandes

TOYO patrocina por mais três anos!

Está apresentado mais um patrocinador oficial, desta feita para as próximas 3 épocas. A TOYO, conhecida marca de pneus, acertou com o SCBraga o prolongamento do contrato publicitário já existente, o que prova o sucesso desta parceria que se iniciou há uma época.
Os calções da equipa profissional do SCBraga, vão continuar a ter as inscrições da marca, e na apresentação desta “prorrogação”, o Presidente António Salvador teve a companhia de António Santos, Presidente da TOYO Portugal, e Masahiro Harada, responsável de Marketing ibérico da marca. Amaral Correia, Assessor da Administração completou o “leque” de elementos da mesa. Mike Rignall, responsável pelo Marketing da TOYO na Europa, também marcou presença, ficando pela plateia.
O SCBraga continua a afirmar-se como um Clube de sucesso.

SCBraga.com

Luis Filipe no Benfica?!

O Sp. Braga nega que esteja a negociar a transferência do seu lateral Luís Filipe para o Benfica, notícia que surgiu ao início da tarde.
«Não, não faz sentido nenhum eu nunca ouvi falar nisso. É algo que ouço pela primeira vez. Contamos com o Luís Filipe para a próxima temporada e estou confiante que todos os jogadores que, neste momento, fazem parte do plantel vão fazer parte do clube para a próxima época»
,
afirmou António Salvador, presidente do clube arsenalista.

Bruno Tiago...6 meses de ausência.

António Salvador já deu a sua palavra: “Não estamos a equacionar a possibilidade de contratar um substituto para o Bruno Tiago.” Terá sido esse voto de confiança que o presidente do Sp. Braga reforçou junto do médio, gravemente lesionado na partida contra o VFB Hüls, quando lhe telefonou ontem, a meio da tarde.

Tendo em conta que a fractura da tíbia e do perónio implica uma paragem nunca inferior a 6 meses, o Sp. Braga poderia ir ao mercado procurar um substituto, aproveitando essa vaga nas inscrições para garantir a profundidade do plantel na Liga e na Taça UEFA. Todavia, o apreço por Bruno Tiago e a excelência das soluções para o meio-campo levam a que a vaga do ex-gilista fique reservada.

A operação, realizada na Paracelsus Klinik, em Marl-Hüls, demorou quatro horas, mas correu bem. O jogador tem uma placa e quatro parafusos inseridos na perna

terça-feira, julho 17, 2007

Desejos de Rita Pereira

Quem é o novo reforço

Presença assídua na selecção do Catar, Yasser Hussain, apesar do aspecto franzino, reúne qualidades que fazem dele um potencial grande reforço. Apesar de ocupar qualquer posição no meio-campo ofensivo, é descaído sobre a meia esquerda que gosta mais de jogar, posição onde pode pôr em prática todo o potencial do seu pé esquerdo de onde saem passes... teleguiados para finalizações na área. À técnica, alia uma apreciável velocidade, sendo um especialista em assistências.

Nome: Yasser Hussain Abdulrahman
Naturalidade: Doha (Catar)
Data de nascimento: 19 de Janeiro de 1984
Altura: 1,65 m
Peso: 62 kg
Posição: médio-ofensivo


Clubes anteriores:

2002/03 Antuérpia
2003/04 Antuérpia
2004/05 Limassol/Al-Sadd
2005/06 Man. City/Al-Sadd
2006/07 Al-Rayyan


O 1º jogo foi assim...

O Braga começou o jogo com quatro reforços, Ricardo na baliza e Vítor Hugo em parelha com Paulo Jorge no centro de uma defesa que se revelou eficaz, sem deixar de cometer alguns pecadilhos. Num período fértil em ocasiões de golo, foi o meio-campo o primeiro a dar sinais de alguma ansiedade com o "motor" Roberto Brum e Vandinho a serem os principais "culpados". Kazeem foi disciplinado num onze onde Zé Manel e Baylón mostraram argumentos para discutir a titularidade, com a velocidade e acutilância que emprestaram ao jogo, brilhando mais o peruano pelo golo que marcou (12') e a bola que enviou ao poste num lance de oportunismo puro. A segunda parte começou sob o signo do azar, com Bruno Tiago a ser atingido por um adversário e a sair em maca. Já com um novo onze em campo (só Ricardo se manteve na baliza) a qualidade do futebol não melhorou e a equipa portuguesa acabou por sofrer dois golos que resultaram de ressaltos mas onde a falta de marcação permitiu o resto. Com João Tomás e Wender a marcarem os golos que ditaram a vitória do Braga, foi em sofrimento que a equipa terminou o jogo, com o Huls a carregar, por via aérea, a área de Ricardo, depois de César Peixoto, em esforço, ter evitado o empate.

Yasser Hussain é reforço!!!!


Chama-se Yasser Hussain Abdulrahman o médio que há cerca de dois meses o Braga vem tentando contratar e que, na semana passada, em Hanói, no Vietname, colocou finalmente a assinatura num contrato válido até 2009. Nos planos do clube desde meados da época passada, o jogador que mais ajudou João Tomás a marcar golos no clube catari viajou para Portugal em Maio, assim que a sua equipa foi eliminada na Prince Cup. Dois dias em Braga deram para que cumprisse os exames médicos e acertasse os termos do vínculo. Contudo, acompanhado pelo seu empresário, abandonou o hotel - nas imediações da cidade de Braga - na madrugada do terceiro dia, sem deixar rasto. Com João Tomás na Selecção Nacional - que jogaria dias depois no Kuwait - depressa os esforços para chegar à fala com o jogador e o empresário Remy Abbas se iniciaram. No íntimo dos arsenalistas, que haviam sido surpreendidos pela informação prestada no hotel quando o foram buscar para o levar ao notário, pairavam mais dúvidas do que certezas, até que o contacto aconteceu e as dúvidas foram desfeitas - um outro empresário, português, intrometera-se no negócio e quase abortou a transferência.
Casado com uma cidadã belga, Yasser, que tem ascendência marroquina, não queria continuar no Catar e cedeu aos desejos da esposa de voltar à Europa, surgindo o Braga como uma espécie de "Eldorado" para o jogador, que não só cumpriria os desejos da companheira como também reencontraria João Tomás, importante da adaptação à nova realidade. Com o decorrer dos contactos, jogador e empresário acabaram por rever a posição ficando acertado que rubricaria contrato na passagem da selecção catari por Banguecoque, para defrontar a Tailândia, em jogo particular. Após dirigir-se à representação portuguesa na cidade, o jogador viu ser-lhe negado o reconhecimento da assinatura, por não ter residência no país, o que atrasou uns dias o detalhe derradeiro e a SAD nunca quis assumir o jogador sem o contrato oficializado. A questão resolveu-se na semana passada em Hanói. A incógnita, agora, é se chega a tempo de integrar o estágio.

Uma vitória sem muita alegria no inicio do estágio

O Sp. Braga venceu os amadores do VFB Marl Hüls por 3-2, no primeiro jogo do estágio na Alemanha, que ficou marcado pela lesão grave de Bruno Tiago (fractura da tíbia e do perónio da perna esquerda), entretanto já operado.
Bruno Tiago, novo jogador do Sp. Braga (ex-Gil Vicente), lesionou-se com gravidade no começo da segunda parte (fractura da tíbia e do perónio da perna esquerda), num lance casual disputado com um jogador adversário. Transportado a uma clínica de Marl Hüls, o jogador bracarense fez exames e foi de imediato submetido a intervenção cirúrgica.

A equipa dirigida por Jorge Costa controlou o jogo, mas ficou abalada pela lesão grave de Bruno Tiago. Baylón, João Tomãs e Wender foram os marcadores de serviço.

segunda-feira, julho 16, 2007

Começou mal o estágio

Bruno Tiago, novo jogador do Sp. Braga (ex-Gil Vicente), lesionou-se com gravidade (fractura do tornozelo esquerdo) no decorrer do jogo que os «arsenalistas» estão a realizar na Alemanha, o primeiro do estágio, diante dos amadores do VFB Narl Hüls. Numa entrada de «carrinho» de Bruno Tiago, um adversário acertou-lhe em cheio na perna quando rematava, provocando-lhe involuntariamente fractura do tornozelo esquerdo. Transportando ao hospital, o jogador bracarense está neste momento a ser sujeito a vários examames, desconhecendo-se se será operado na Alemanha ou se viajará para Portugal

Começou o estágio

O estágio que o Sp. Braga iniciou ontem, e que tem como base operacional a cidade alemã de Billerbeck, será decisivo para as derradeiras afinações que Jorge Costa pretende dar ao plantel. As quais terão de ser efectuadas com a máquina em andamento. Com vários jogos de preparação calendarizados até ao dia 27 deste mês, todo o tempo escasseia para garantir um grupo competitivo que enfrente com confiança o exigente arranque de Liga contra o FC Porto, ganhando asas para o sempre ansiado, e agora exigido por AntónioSalvador, acesso à fase de grupos da Taça UEFA.

“Está em aberto a possibilidade de entrarem mais dois ou três jogadores. Isso levará a que sejam feitos reajustamentos no plantel”, explicou Jorge Costa à partida para Amesterdão, dado que a comitiva arsenalista desembarcou na capital holandesa e fez o trajecto para Billerbeck em autocarro. O técnico foi mais longe e asseverou que “até ao final do estágio o plantel fica fechado”.

Uma vontade à qual pode não ser fácil dar concretização prática. Com Alberto Rodriguez ainda pelo Peru, e com propostas a poderem levá-lo a qualquer momento, o espaço que havia no grupo para um defesa-central pode, até, ser alargado. O jovem Vítor Hugo revelou qualidades, mas até há alguns dias era dado como dispensável e ainda tem de confirmar credenciais.

É um problema parecido ao da dianteira. Zé Carlos foi para Chipre, e de João Tomás espera-se que faça jus aos 31 golos que apontou nas duas últimas épocas que fez pelo Sp. Braga. No entanto, a juventude de Baylón levanta interrogações, semelhantes à de Philco, e a SAD não enjeitará certamente um bom negócio que garanta maior poder de fogo. A primeira fase da época é fundamental e as experiências poderão ser feitas mais tarde.

O 13 que Carlos fernandes tanto quer

Uma coisa é desejar um número especial e não poder tê-lo por já se encontrar ocupado; outra bem diferente é aceitar o mais detestado e, ainda por cima, não abdicar dele, de modo algum. É o que sucede com Carlos Fernandes, dono da 13, essa mesma. Para os supersticiosos, incluindo os mais moderados, seria natural se o lateral-esquerdo fosse dono de uma respeitável colecção de azares, mas, por incrível que isto possa parecer, tal parceria com excomungado algarismo tem resultado em épocas bem sucedidas, daí que o 13 até acaba por ser sinónimo de sorte para o defesa bracarense. Entre os números bizarros, pelo seu simbolismo, é incontornável o 23 de Andrés Madrid, sobretudo para os amantes do basquetebol, que jamais esquecerão Michael Jordan.

Paulo Santos - 1
Dani Mallo - 12
Pawel Kieszek - 31
Ricardo - 37
Anilton - 22
Rodriguez - 28
Paulo Jorge - 3
Carlos Fernandes - 13
César Peixoto - 21
Luís Filipe - 20
Frechaut - 17
Roberto Brum - 5
Bruno Tiago - 6
Kazeem - 25
Stélvio - 89
Vandinho - 88
Davide - 7
Castanheira - 14
Madrid - 23
Lenny - 70
João Tomás - 9
Orlando - 30
Wender - 15
João Pinto - 10
Jair Baylón - 19
Philco - 11
Zé Manel - 18

Central pode vir da nossa "cantera"

A última novidade do léxico arsenalista chama-se Vítor Hugo. Para quem gosta de literatura, há o Vítor Hugo autor de uma série de obras épicas, como “Os Miseráveis”, entre outros; para quem é amante do Braga e de futebol, convém fixar que doravante a equipa possui um tal de Vítor Hugo promissor, que já deu cartas recentemente e que tem tudo para se tornar numa certeza, tendo sido a grande surpresa do grupo que viajou ontem para a Alemanha. Autor do golo que resultou na primeira vitória do Braga em jogos da pré-época, frente ao Varzim, o ex-júnior aguardava colocação noutro clube, mas o seu futuro poderá ter mudado radicalmente e logo na direcção da equipa profissional, pois Jorge Costa apenas dispõe de três opções para o eixo da defesa: Paulo Jorge, Anílton Júnior e Rodriguez, estando o terceiro cada vez mais próximo de se transferir para outro emblema.

Finalmente convencido de que não existem impossíveis, Vítor Hugo esfrega as mãos de contentamento e aproveitará a oportunidade para assegurar uma vaga. “Foi uma surpresa agradável, sem dúvida. Se foi por causa do meu golo? Bom, talvez tenha ajudado, foi uma mais-valia, mas agora terei de dar o máximo nos próximos dias”, observou, assumindo, sem rodeios, que exultou de alegria quando lhe comunicaram que estava convocado para o estágio em Weissenburg, precisamente no dia (sexta-feira) em que subiu ao segundo andar para apontar um golaço vistoso na Póvoa de Varzim. Definindo-se como um central que “gosta de sair a jogar”, o jovem craque revelou ser um admirador de Ricardo Carvalho e, obviamente, também sonha seguir-lhe as pisadas… quem sabe até ao Chelsea. “Sempre foi a minha referência. Também me recordo muito dos jogos do Jorge Costa, do actual treinador do Braga, mas julgo que tenho algumas parecenças com o Ricardo”, considerou.

Com apenas 1,83 cm, Vítor Hugo confessa que o seu forte nunca foi o jogo aéreo, mas também não é homem de se encolher em cantos ou livres. “Realmente não é muito habitual marcar golos de cabeça, mas tentei e acabou por sair bem”, recordou, confirmando que é um privilégio trabalhar “ao lado de grandes” jogadores. “Sinto-me a viver um sonho. Têm-me acolhido muito bem; todos são espectaculares”, testemunhou.

Rodriguez no Fulham?!

Assim que a Copa América se iniciou, vários foram os clubes, como de resto O JOGO deu conta em devida altura, que contactaram a SAD arsenalista para saber as condições de uma possível transferência do central que pontificava no centro da defesa peruana. Da Ucrânia, Espanha e até da Alemanha chegaram propostas para que o jogador saísse, mas os valores em cima da mesa (a melhor oferta aproximou-se dos 4,5 milhões de euros), não convenceram António Salvador que fixou a fasquia nos seis milhões de euros.

O jogador, concentrado na selecção do Peru, esteve sempre incontactável, uma realidade que alegadamente mudou com o afastamento peruano da competição. Ontem, citado pelo "News of the World", o central arsenalista abriu o sorriso quando confrontado com as intenções do clube inglês. “Conheço o interesse do Fulham, mas apenas pelas notícias que me vão chegando, além de que a decisão quanto ao meu futuro pertence ao Braga, com quem tenho contrato”, começou por afirmar o jogador que não escondeu a “felicidade” de estar nos planos do Fulham – de onde, há cerca de um mês, Kazeem se transferiu para Braga. Mais adiante, nas declarações, foi claro no que quer – se é que a sua vontade vai pesar no negócio: “A minha decisão é clara, quero jogar em Inglaterra, simplesmente porque a Premier League é uma das melhores ligas do mundo”, sublinhou o futebolista.

Resta dizer que Rodriguez está actualmente em gozo de férias no Peru, não tendo confirmado as declarações transcritas pela Imprensa inglesa, assim como da SAD do Braga não surgiram registos de que o Fulham tenha feito qualquer proposta para a aquisição do futebolista sul-americano. O que está previsto é que o jogador integre o estágio a partir do dia 20.

domingo, julho 15, 2007

BRAGA!!!!

Extremo e avançado procuram-se...!

Como se estivesse metido numa centrifugadora, o plantel do Braga ainda dará algumas voltas até ao começo do campeonato, no tocante a entradas e saídas de jogadores. Dani Mallo, Davide e Andrés Madrid podem sair a qualquer momento, desde que a SAD seja devidamente compensada financeiramente, estando ao mesmo tempo previstas as entradas de mais dois jogadores, ambos para o ataque. E não é preciso puxar muito pela cabeça para entender as necessidades dos minhotos: um extremo-esquerdo e um avançado. Com César Peixoto cada vez mais destinado à posição de lateral-esquerdo, Jorge Costa apenas dispõe nesta altura de uma opção (Wender) para o flanco canhoto e já deu instruções no sentido de o clube procurar no mercado mais uma alternativa, se possível com aptidões para actuar também pelo centro, como camisola 10, em nome de uma polivalência curiosa que cada vez mais é a imagem de marca do plantel arsenalista, agora sim totalmente formatado pelo "novo" treinador.
Gorado o regresso de Zé Carlos, que assinou pelo Apoel de Nicosia (Chipre), o Braga aponta ao mesmo tempo baterias no sentido de se reforçar com um avançado, embora sem urgência, pois já existem três alternativas para o referido posto: João Tomás, Jair Baylón e Halleson. No entanto, é fácil perceber que apenas Tomás oferece maior margem de confiança, pela sua experiência e idade, e tais parâmetros serão, por certo, considerados no momento de recrutar o futuro reforço. Já no capítulo das saídas, a mais difícil será a do central Rodriguez. Um clube alemão e outro ucraniano já ofereceram 4,5 milhões de euros pelo internacional peruano, mas a SAD apenas aceita vendê-lo por seis milhões de euros, já que apenas detém 70 por cento do seu passe. Por tudo isto, o estágio em Weissenburg (Alemanha), para onde viaja hoje a equipa, promete ser revelador.

As palavras de BRUM

Uma dúzia de dias a trabalhar com a sua nova equipa bastou para Roberto Brum confirmar as suspeitas que foi alimentando enquanto vestiu a pele de adversário, ao serviço da Académica. A grandeza do Braga sempre o impressionou, como se estivesse escrito nas estrelas que também lá chegaria um dia, mas agora Brum até é capaz de eleger o clube minhoto como o melhor de todos do futebol português, sinal de que todas as suas expectativas foram superadas. Uma paixão sem-fronteiras impressionante que só poderá dar bons resultados no futuro. "Vim para o melhor clube do futebol português e sinto-me até um privilegiado, pois têm-me oferecido todas as condições necessárias para ter um bom rendimento", testemunhou.
Na primeira amostra, frente ao Varzim, o médio brasileiro também não desiludiu, actuando com uma fiabilidade que não passou despercebida a ninguém, sobretudo ao técnico Jorge Costa. "Um companheiro até comentou isso comigo no balneário. É normal. Ao lado do João Pinto qualquer um joga bem. Fez-me lembrar o bom entendimento que tinha com o Hugo Leal na Académica, logo no ano em que a equipa bateu o recorde de 12 jogos consecutivos sem perder", recordou, assegurando, todavia, que o melhor do seu reportório ainda não foi apresentado. "Com trabalho, vou aparecer mais vezes", avaliou. Consciente de que representa agora uma equipa que "só entra em campo para vencer, em todos os jogos", Brum encara então com boa vontade a aparente perversidade de ter de se apresentar sempre na plenitude das suas faculdades.

Brum o destaque da pré-temporada

O médio-defensivo Roberto Brum terá sido a “surpresa” mais agradável que Jorge Costa recebeu do jogo-treino de estreia da equipa que formou no primeiro ano em que arranca como treinador principal. A alternativa encontrada para suprir a (sempre) eventual iminência da saída de Andrés Madrid mostrou-se à altura do desafio, ao assumir, sozinho, a defesa da cabeça da área arsenalista frente ao Varzim.

Antes de abandonar a Póvoa, o ex-academista atribuiu à grande qualidade dos colegas do sector intermédio (mormente à proximidade da estrela João Vieira Pinto) o à vontade que evidenciou no seu primeiro jogo com o “jersey” do Sp. Braga. “Quando se actua ao lado de um jogador como João Pinto, fica-nos a sensação de que já jogámos com ele há uns 10 anos. Ele joga muito...”, resumiu Roberto Brum, com reminiscências do ano em que chegou a Portugal para alinhar, na Académica, ao lado de Hugo Leal: “No meu ex-clube [a Académica] tive uma experiência muito semelhante quando chegou o Hugo Leal. Com jogadores desse calibre o entendimento fica mais fácil. Estivemos 12 jogos sem perder... Em termos pessoais, é muito gratificante alinhar ao lado de futebolistas com esta qualidade, porque possibilita-me valorizar o meu trabalho no futebol português.”

ROBERTO BRUM

"Vim para o melhor clube do futebol português e sinto-me até um privilegiado, pois têm-me oferecido todas as condições necessárias para ter um bom rendimento"

sábado, julho 14, 2007

É este o novo guarda-redes de um clubezito da 1ªliga :D

Os novos no varzim

Anilton Júnior


Muito seguro e sempre transmitindo grande confiança à equipa, promete dar cartas no futuro e tornar-se numa boa alternativa a Paulo Jorge e Rodriguez.

Vítor Hugo


Agradável surpresa. Enquanto aguarda por colocação, o ex-júnior aproveitou a ocasião para mostrar credenciais como central e assinou, de cabeça, um golo vistoso.

Roberto Brum


Sempre disponível para ajudar a defesa, funcionou na perfeição no papel de filtro, distribuindo jogo ao mesmo tempo com grande simplicidade, o que não está ao alcance de qualquer um.

Zé Manel


Sempre com o pé a fundo no acelerador, abriu caminho para o golo de Vítor Hugo, com um cruzamento bem medido.

César Peixoto


Cheio de vontade, tentou fazer pela vida na posição de lateral-esquerdo. Na cobrança de um livre, atirou à figura.

João Tomás


Cheio de apetite por golos, andou muito próximo do objectivo um par de vezes, primeiro de cabeça; depois, num disparo de meia distância.

Lenny


Tem pinta de craque, sim senhor. Com grande mobilidade e muita arte nos pés, proporcionou alguns dos momentos mais interessantes do amigável. Testou os reflexos de Bruno Conceição por duas vezes.

Ricardo


Rendeu Dani Mallo ainda no primeiro tempo e chegou para as despesas, sem hesitações.

Bruno Tiago


Colocado sobre a direita da defesa, travou um duelo interessante com o musculado Yazalde, arranjando ao mesmo tempo forças para dar uma mãozinha no ataque. Aproveitando o contacto de um adversário, tentou arrancar um penálti na área varzinista, mas o árbitro ignorou o lance.

Kazeem


O tamanho do seu pulmão é absolutamente desajustado com a pequena estatura. Sempre num vaivém curioso entre a defesa e o ataque, ofereceu força e dinamismo à equipa.

Philco


A mobilidade e espírito imprevisível causaram alguns problemas aos defensores varzinistas. Com bom toque de bola, é capaz de provocar pontos de ruptura quando menos se espera.

Baylon


Mesmo às apalpadelas no futebol europeu, consegue brilhar quando saca dos seus passes teleguiados para os companheiros da frente.

Salvador jogava Manager?! :D


Se nunca experimentou disputar uma partidinha de Manager e precisa de inspiração, bastará pensar no tipo de gestão levada a cabo por António Salvador, desde que assumiu o comando do Braga há pouco mais de três anos, para se entusiasmar e dar largas à imaginação, finalmente na pele de dirigente. É que os princípios desse jogo virtual de computador encaixam que nem uma luva na história recente do clube… ou vice-versa. Contratar bons jogadores jovens e, de preferência, a custo zero com o objectivo de valorizá-los foi desde logo é o lema adoptado e a verdade é que tem dado um resultado astronómico, reflectindo-se semelhante aposta num crescimento assinalável em termos desportivos, com a equipa a intrometer-se entre os melhores classificados da Liga e a desbravar caminhos desconhecidos na Taça UEFA, e ao mesmo tempo numa refrescante onda de transferências rentáveis, onde já surfaram Quim, Cícero, Luís Loureiro, Jorge Luiz, Bruno Gama, Nunes, Abel, Wender, João Alves, Kim, Diego Costa e, mais recentemente, Cesinha.


Contas feitas, os minhotos conseguiram gerar qualquer coisa como 18,65 milhões de euros em vendas de jogadores e nem a recente candidatura a um de dois troféus (Taças de Portugal ou da Liga) os faz cair na tentação de abrir os cordões à bolsa em busca dos melhores craques, o que nem sempre dá bons resultados, como podem testemunhar o Chelsea ou o Barcelona, entre outros multimilionários. As excepções a esta regra foram somente o coreano Kim Dong e o peruano Alberto Rodriguez, cujos passes custaram 1,5 milhões de dólares, num negócio em parceria com a Gestifute; e 400 mil euros, respectivamente. O primeiro transferiu-se depois para o Seonagnam IC (Coreia), a troco de dois milhões de dólares (1,5 milhões de euros), proporcionando assim um lucro de 500 mil dólares; o segundo é seguramente o jogador mais valioso do plantel arsenalista, estando o seu passe actualmente avaliado em seis milhões de euros, depois de uma participação ao mais alto nível na Copa América.


O “top” dos melhores negócios é liderado por Diego Costa. Vendido a meio da época passada ao Atlético de Madrid, o jovem avançado brasileiro, de 18 anos, rendeu três milhões de euros, mas ainda poderá proporcionar novos ganhos, em caso de transferência, pois apenas foi adquirido metade do seu passe. O central Nunes e o avançado Cícero, adquiridos pelo Maiorca e Dínamo de Moscovo, por 2,5 e 2,2 milhões de euros, respectivamente, são os recordes seguintes do gigante do Minho em matéria de compras (?) e vendas. Resta saber quem serão os próximos: Madrid ou Rodriguez?