domingo, junho 29, 2008

“Fiquei impressionado ..." diz Leone

“Ainda estou cansado, mas tinha de vir contar aos meus amigos a realidade que encontrei em Braga”, rejubilou André Leone, num contacto telefónico com Record ao princípio da noite de ontem. A nossa reportagem “apanhou” o último reforço conhecido dos bracarenses numa das marquesas do Estádio Serra Dourada, em Goiânia, onde estava a tratar uma lesão e a contar as novidades da sua presença, por um dia, em Portugal para assinar um contrato de duas temporadas.

“Fiquei impressionado com tanta grandeza, foi mesmo espectacular aquilo que presenciei. E então o estádio, meu Deus... nunca tinha visto nada semelhante. Espero ser feliz e ajudar o clube, pois é merecedor de campanhas fantásticas para ir ao encontro da sua história. Fui assinar cheio de entusiasmo, mas não vejo a hora de fazer as malas e embarcar”, confessou o brasileiro de 29 anos que nos próximos dias se despedirá do Vila Nova, equipa que disputa a Série B do Brasileirão.

Sábado há jogo !

Cumpridas quase duas semanas de preparação, os adeptos arsenalistas vão poder, finalmente, ver a equipa a jogar no sábado, quando a formação minhota defrontar o Freamunde, numa partida que decorrerá na véspera da partida para estágio, em Óbidos.

quarta-feira, junho 25, 2008

Braga apresenta sábado equipamentos

O SC Braga irá promover a apresentação dos novos equipamentos no próximo sábado, dia 28 de Junho, na sala de Imprensa do Estádio AXA, às 16h00. O Presidente do Sporting Clube de Braga, António Salvador, será o anfitrião do evento, que contará com a presença dos responsáveis da marca Macron, que este ano desenhou os equipamentos oficiais, assim como todo o vestuário de treino e passeio.

Linz e o Porto

Roland Linz desconhece o interesse dos «dragões» na sua contratação. O avançado austríaco lembra que tem dois anos de contrato para cumprir com o Sp. Braga, mas não deixa de se mostrar entusiasmado com a hipótese de representar «uma grande equipa» como o FC Porto.

«É a primeira vez que ouço falar dessa possibilidade, estou muito surpreendido. Nem sei o que dizer», soltou Linz, em declarações à Rádio Renascença. «Tenho mais dois anos de contrato com o Sp. Braga, veremos o que acontece», prosseguiu.

«O FC Porto é uma grande equipa, mas tenho mais dois anos de contrato», voltou a lembrar, para então elogiar Jesualdo Ferreira, admirador confesso do avançado austríaco: «Foi meu treinador no Boavista, é sem dúvida um excelente treinador».

terça-feira, junho 24, 2008

Madrid fala do Porto

À luz do axioma de que a história é constituída por ciclos que se repetem, Andrés Madrid poderá estar no limiar de um novo namoro com o FC Porto. Os azuis e brancos ainda não encontraram um substituto para Paulo Assunção, mas o médio argentino, um velho conhecido de Jesualdo Ferreira, prefere não se entusiasmar. "Será difícil sair antes do início da época. Nesta altura, apenas penso em ganhar forma física", testemunhou, embora sem esconder que gostaria de representar o tricampeão nacional. "Qualquer jogador se sente bem numa equipa como o FC Porto. É uma grande equipa, e o Braga tem de trabalhar da mesma forma", declarou.^

Ainda faltam 5 !

Nem efeitos especiais, nem um reforço de última hora, eventualmente escondido, para surpreender jornalistas e repórteres fotográficos. O clima era festivo, a prenunciar um S. João de arromba nas principais artérias da cidade de Braga, mas nem um coelho saltou da cartola. Inesperada apenas foi a projecção de uma curta-metragem no ecrã gigante do Estádio AXA, com imagens de jogos antigos dos arsenalistas, retirada do fórum do sítio superbraga.com, cujo autor permanece incógnito. Assim foi o primeiro dia de trabalho do resto de uma temporada especial para o Braga, pois os minhotos apostam num apuramento a dobrar para a Taça UEFA, primeiro através da Intertoto, depois por uma boa classificação no Campeonato. Por entre as palmas dos adeptos que ecoaram de uma das bancadas e os discursos calculados dos responsáveis do clube, o que realmente sobressaiu foi o desejo comum de passar rapidamente uma esponja sobre a época anterior. Até Rodriguez, Kalaba, Matheus e Linz, autorizados pelo clube a chegarem mais tarde, já terão essa noção. Quanto a certezas, o tempo será revelador, incluindo em matéria de reforços para a defesa, meio-campo e ataque, que serão enquadrados num plantel de 25 profissionais e mais três ex-juniores. "Até 31 de Agosto, o plantel não estará fechado, mas o desejável será consolidá-lo antes. Prevemos um máximo de cinco entradas", precisou o "manager" Carlos Freitas, que confia piamente na capacidade da nova equipa técnica liderada por Jorge Jesus. "As pré-temporadas servem para nos conhecermos melhor, e, nesse aspecto, a intervenção do Jorge Jesus será importante", destacou. Enquanto dava publicamente as "boas-vindas" ao plantel e agradecia "o esforço da SAD", Carlos Freitas ditou rapidamente as novas regras da casa. "A competência passará pelas vitórias. Só assim o final da época poderá ser bom, se possível idêntico à conquista da Taça, há 42 anos. Quem está no Braga deve ter a noção de que representa um dos grandes do futebol nacional", vincou.

segunda-feira, junho 23, 2008

Novo Braga

Os guarda-redes Eduardo (regressa após empréstimo ao V. Setúbal) e Mário Felgueiras (Portimonense), os defesas Filipe Oliveira (Leixões), Moisés (Boavista), Palmeira (Diogo Cão) e Evaldo (Marítimo), os médios Luís Aguiar (Liverpool Montevideu) e Kalaba (Zesco United) e o avançado Paulo César (U. Leiria) são as caras novas do plantel do Sp. Braga, que esta segunda-feira iniciou a pré-temporada.

A equipa às ordens de Jorge Jesus é, actualmente, constituída por 25 jogadores, mas voltará a ser reforçada a curto prazo. E se as entradas são nove até ao momento, as saídas foram sete - Zé Manel (Leixões), Miguelito e Carlos Fernandes (ambos para o Marítimo), João Tomás, Roberto Brum, Paulo Santos e Dani Mallo (ainda sem clube ou confirmação oficial de contratação).

Conheça, então, o plantel para a nova temporada:
Guarda-redes - Eduardo (V. Setúbal), Pawel Kieszek e Mário Felgueiras (Portimonense);
Defesas - Filipe Oliveira (Leixões), João Pereira, Paulo Jorge, Moisés (Boavista), Alberto Rodriguez, Mário Palmeira (Diogo Cão), Evaldo (Marítimo) e Frechaut;
Médios - Kalaba (Zesco United), César Peixoto, Bruno Tiago, Abdou Guirassy, Andrés Madrid, Vandinho, Stélvio Cruz e Luís Aguiar (Académica);
Avançados - Jorginho, Orlando Sá (M. Fonte), Paulo César (U. Leiria), Wender, Roland Linz e Matheus.

domingo, junho 22, 2008

Rafael Bastos contratado


O Sp. Braga garantiu ontem a contratação do brasileiro Rafael Bastos, que jogou no Belenenses. Os bracarenses vão pagar 600 mil euros por metade do passe. O negócio ficou fechado ontem, em Lisboa.

sábado, junho 21, 2008

Já assinaram ! Luís Aguiar e Paulo César

Os futebolistas Luís Aguiar e Paulo César assinaram hoje um vínculo de quatro e dois anos, respectivamente, com o Sporting de Braga, integrando na próxima segunda-feira o estágio dos arsenalistas.

"É com enorme felicidade que venho para o Braga. È um projecto muito bom para mim e para toda a minha família. Estou adaptado ao futebol português e tudo farei para ajudar quem está a apostar nas minhas qualidades"", disse o médio uruguaio Luís Aguiar ao site oficial do Sporting de Braga.

Na época passada, Luís Aguiar, 22 anos, alinhou por empréstimo do FC Porto ao Estrela da Amadaora e Académica.

O avançado Paulo César, que alinhava na União de Leiria, considerou que a ida para Braga "é um projecto muito aliciante".

Aos 28 anos, o avançado Paulo César reencontra Jorge Jesus no futebol português. "É um treinador de muita qualidade, que sabe tirar o máximo rendimento dos jogadores e do grupo de trabalho", acrescentou o atleta nascido no Estado do Maranhão, no Brasil.

Luís Aguiar é do BRAGA !


António Salvador encerrou ontem a contratação de Luís Aguiar e cumpriu mais um desejo de Jorge Jesus, treinador que aprecia particularmente o uruguaio. O avançado já cumpriu os exames médicos e a qualquer momento será anunciado como o mais recente reforço bracarense. “Estou à espera”, disse ontem a Record, já em solo português, num breve contacto telefónico que não foi possível retomar por questões técnicas.

E o FC Porto está fora desta negociação. Os dragões não exerceram a opção de compra junto do Liverpool de Montevideu e o manager Carlos Freitas desbravou o caminho que conduziu a uma operação que coloca Luís Aguiar em Braga para as próximas 3 épocas. A opção, para a SAD dos dragões, custava 1,5 milhões de euros, mas os bracarenses conseguiram o avançado por um valor muito inferior e a ser saldado às prestações.

Brum sai !

O Sporting de Braga anunciou, esta sexta-feira, que chegou a acordo com Roberto Brum para rescindir o contrato que ligava as duas partes.

O médio brasileiro, que está prestes a completar 30 anos, esteve apenas uma época no Minho, tendo realizado 26 jogos.

Brum rescinde a poucos dias do arranque da temporada em Braga. É já na segunda-feira que o plantel de Jorge Jesus se apresenta, com vista à participação na Taça Intertoto.

sexta-feira, junho 20, 2008

Figueroa chega a BRAGA por empréstimo


Figueroa chega hoje para reforçar o ataque do Braga. O ponta-de-lança, de 20 anos, vai jogar no clube minhoto por empréstimo do Liverpool de Montevideu, do Uruguai. Os termos da cedência de Figueroa, por uma época e com direito de opção por parte dos arsenalistas, estão praticamente definidos entre os clubes e as negociações deverão conhecer hoje o seu epílogo, ou seja, com Figueroa de emblema bracarense ao peito. O ponta-de-lança irá efectuar, entretanto, os habituais exames médicos para oficializar de seguida a sua ligação ao Sporting de Braga.

Figueroa não é um nome desconhecido do futebol português, uma vez que o uruguaio terá estado nas intenções do FC Porto, que o tentou trazer para o Dragão em Janeiro. Sem esquecer que, com 18 anos, o atacante prestou provas no Chelsea de José Mourinho, assim como na ocasião esteve na agenda dos italianos do Parma. Figueroa é um ponta-de-lança esquerdino, forte e possante (1,87 m e 81 kg), com bom jogo aéreo, velocidade e qualidade técnica. O uruguaio vai juntar-se a Linz e Paulo César (e Baylon?...) no ataque arsenalista.

A culpa é dele e de quem o põe a jogar!!!!

quarta-feira, junho 18, 2008

Durval...não vem !

A possibilidade de Durval ser reforço do Braga está praticamente descartada. O atleta admitiu, ontem, a existência de contactos para a sua contratação, mas disse que quem o quiser contratar terá que pagar cerca de 800 mil euros ao Sport Recife, o que o Braga não estará disposto a fazer. Ou seja, a contratação do defesa-central que Jorge Jesus gostava de ter no seu plantel é praticamente impossível. Descartada esta possibilidade, o Braga terá se virar para outra opção em carteira. ^

Mais reforços

Aproxima-se o dia (23 de Junho) do arranque dos trabalhos para 2008/09 e a SAD acelera na constituição do plantel. Paulo César e Evaldo são os mais recentes reforços, aumentado uma lista onde figuram Kalaba (Zesco), Moisés (Boavista), Mário Felgueiras (Portimonense) e Filipe Oliveira (Leixões).

Paulo César estava a caminho do Nastic (2.ª Liga espanhola), mas comprometeu-se com os bracarenses, satisfazendo os desejos de Jorge Jesus, treinador que tanto o aprecia. Há 8 anos em Portugal, o atacante marcou 32 golos em 177 jogos para o campeonato. Evaldo é um defesa polivalente – joga em qualquer dos corredores – e ainda desempenha funções de pivot defensivo. Passou pelo FC Porto, onde chegou para a equipa B. Na equipa principal, em 2003/04, realizou um jogo incompleto.

Nas últimas quatro épocas representou o Marítimo, com quem terminava contrato em Junho de 2009. Assinou com os bracarenses por 4 anos e no acordo entra Miguelito.

O esquerdino rescindiu o contrato que o ligava ao Sp. Braga por mais 3 anos e fica vinculado aos insulares pelo mesmo período. Filipe Oliveira, do Leixões, realizou ontem exames médicos.

Espetar pregos =)

terça-feira, junho 17, 2008

Durval e Paulo César : por decidir

Durval e Paulo César continuam com a transferência por decidir. Enquanto o central adiou para hoje uma reunião, que poderá ser definitiva quanto à sua eventual mudança para o futebol português, o atacante que nas últimas épocas defendeu as cores do Leiria permanece de férias, à espera de mais notícias do seu empresário, António Teixeira. No que diz respeito à transferência de Durval importa referir que os salários pretendidos pelo "Xerife" do Sport de Recife continuam a ser a grande questão a superar nas negociações.

UEFA só pela Intertoto

O Braga vai participar na Intertoto. Esta será, aliás, a única forma da equipa da Cidade dos Arcebispos chegar à Taça UEFA, uma vez que o sonho da entrada directa esfumou-se com a admissão do FC Porto pela UEFA na próxima edição da Liga dos Campeões. O que significa que os trabalhos da pré-temporada vão começar no dia 23, uma vez que a eliminatória em que vão actuar os bracarenses está marcada para 19 e 20 de Julho.

Evaldo no Braga !

Evaldo representará o Braga nas próximas quatro épocas. O lateral-esquerdo brasileiro chegou a Portugal com destino ao FC Porto, procedente do Atlético Paranaense - esteve uma época na equipa B dos dragões -, mudou-se posteriormente para o Marítimo, que representou nos últimos quatros anos. A transferência de Evaldo para o Braga (assim como a viagem inversa de Miguelito, ver caixa) resulta da reunião que há alguns semanas António Salvador, presidente da SAD do Braga, e Carlos Freitas, responsável pelo futebol dos minhotos, tiveram com Carlos Pereira, presidente do Marítimo, no Hotel Sheraton, no Porto. Evaldo tem sido um dos principais jogadores dos maritimistas e na época passada participou em 29 jogos da Liga, cumprindo todo o tempo em 28 deles.

Por outro lado, a contratação de Filipe Oliveira está por horas. O lateral-direito esteve ontem em Braga, onde, para além de uma visita às instalações do clube, o lateral-direito realizou exames médicos. Nas próximas horas assinar por três anos. Castanheira volta a ser emprestado ao Leixões.

Miguelito vai para o Marítimo

Miguelito vai jogar no Marítimo nas próximas três épocas. O acordo entre os clubes e o jogador está estabelecido e só falta oficializar a transferência. Miguelito possuía mais dois anos de contrato com os arsenalistas e o ingresso no Marítimo significa o regresso à Madeira, onde, na época 2005/06, jogou no rival Nacional. Miguelito iniciou a sua carreira no Rio Ave, onde cumpriu a formação e fez seis épocas como sénior, mudando-se então para o Nacional e posteriormente para o Benfica. Na Luz esteve época e meia e não se conseguiu impor, acabando envolvido na transferência de Luís Filipe de Braga para o Benfica.

domingo, junho 15, 2008

Aston Villa interessado em João Pereira

O nome do lateral-direito João Pereira surgiu associado a um suposto interesse dos ingleses do Aston Villa. FC Porto e Nápoles, entre outros emblemas dos campeonatos alemão e francês, têm agitado as férias do defesa-direito do plantel bracarense.

Apesar de tudo, João Pereira garante estar tranquilo relativamente ao futuro, independentemente do quadro que vier a desenhar-se nas próximas semanas, concretize-se ou não uma transferência. O jogador diz-se preparado para lidar com qualquer tipo de situação, limitando-se, por enquanto, a acompanhar as movimentações do mercado, inclusive as que apontam para o aumentar da concorrência interna, com a previsível chegada de um lateral de raiz que poderá ser o brasileiro Éder (U. Leiria) ou Luís Filipe (Benfica), ambos com passagens recentes pelo Sp. Braga

Inauguração da casa de Zurique

Sábado, 14 de Junho 2008, dia que fica na história do Sp. Braga como aquele que assinalou a inauguração da primeira casa do emblema minhoto no estrangeiro, em Zurique (Suíça). Para o líder dos arsenalistas, António Salvador, a expansão além fronteiras constitui «um claro sinal de vitalidade».
Perante cerca de uma centena de adeptos, António Salvador afirmou que a inauguração da casa em Zurique «é um sinal claro, inequívoco e estimulante» de que o clube «está no bom caminho», e também um «estímulo extra» para dar continuidade ao trabalho no sentido de «elevar ainda mais o nome» do Sp. Braga.

«Temos crescido de forma sustentada com o apoio de todos os sócios. Mas nunca somos demais. Queremos ter mais sócios e queremos ser cada vez maiores, mas isso está nas vossas mãos», frisou, atirando: «Nós somos o quarto grande do futebol português».

Filipe Oliveira volta a ser do BRAGA

Filipe Oliveira é o próximo reforço a ser oficializado pela SAD do Sp. Braga, regressando ao clube da sua terra e o qual representou nos escalões de formação. Representado pelo agente Gaspar Freire, o defesa-direito de 24 anos chegou a um entendimento, nas últimas horas, com o manager minhoto, Carlos Freitas.

O acordo, em princípio, será válido por 3/4 temporadas e implica o pagamento de uma verba estimada em 250 mil euros ao Leixões. Os leixonenses tinham contrato com o internacional português até Junho de 2009 e a venda revela-se a melhor solução, sob pena de no final da próxima época verem partir o atleta sem contrapartidas. Polivalente, notabilizou-se como extremo, mas Agostinho Oliveira, na Selecção de Sub-21, fez dele defesa.

O acordo poderá envolver outro tipo de contrapartidas, dado que Castanheira, também representado por Gaspar Freire, manter-se-á no Leixões. Resta saber em que termos, uma vez que tem vínculo com os bracarenses até Junho de 2010.

sábado, junho 14, 2008

Durval está dificil!

Está tudo acordado entre o Sport Recife e o Braga para Durval se transferir para Portugal. Os minhotos estão na disposição de desembolsar 800 mil euros para adquirir o passe do central, designado no Brasil de "multa rescisória", mas ainda não chegaram ao fim as negociações, pelo menos com uma das partes interessadas. O jogador brasileiro manifestou-se desiludido com as condições financeiras propostas pelo clube português, as quais suplantem ligeiramente os salários que aufere no Sport, e só aceitará cruzar o Atlântico na condição de serem revistas... em alta. Já os quatro anos de ligação que lhe oferece o Braga são do agrado do defesa de 27 anos, que chegará ao futebol português na plenitude das suas faculdades e, naturalmente, interessado em rubricar o melhor contrato da sua carreira. Natural de Espírito Santo, Durval estreou-se como profissional ao serviço do Confiança de Sapé, defendendo posteriormente as cores do Unibol, Botafogo da Paraíba, Brasiliense e Atlético Paranaense. Em 2005 foi recrutado pelo Sport Recife, ao serviço do qual ganhou esta época a Copa do Brasil, título conquistado na passada quarta-feira.

A segunda má notícia para o Braga é que o Benfica também já "descobriu" a pérola de Recife. O clube da Luz equaciona vender o gigante Luisão e o gabinete de "scouting" liderado por Rui Águas já entrou em acção, sondando no mercado todas as opções possíveis para a posição de defesa-central, entre as quais Durval, alvo de um par de observações. Conhecedor destas movimentações, o defesa-central não tem, por isso, grande pressa em definir o futuro.

sexta-feira, junho 13, 2008

Madrid já acabou as férias e já treina !

Andrés Madrid deu por encerrado o seu período de férias e está de regresso a Portugal. O argentino chegou ao Porto na quarta-feira e ontem já marcou presença no estádio para trabalhar com os colegas que se encontram no ginásio em sessões musculares. Depois de uma época para esquecer, também marcada por lesões musculares, o médio aposta num regresso em força e decidiu começar mais cedo a sua pré-época. Em 2007/08, ficou-se pelos 11 jogos e revelou claramente o seu pior rendimento desde que chegou a Braga, em 2004, proveniente do Gimnasia. E, tal como em 2006/07, não marcou golos.

Depois de uma fase de valorização, Madrid perdeu créditos e não é, de momento, o activo mais valioso dos bracarenses. Por esse motivo, não se revela a melhor altura para o vender, mas é seguro que a SAD não desperdiçará um potencial negócio dentro de um quadro de valores que possa ser interessante.

Se Madrid regressou da Argentina, note-se que os portugueses César Peixoto, Paulo Jorge e Bruno Tiago têm trabalhado quase diariamente com o fisioterapeuta, Francisco Miranda.

Reforços podem vir do Brasil

O Sport Recife parece estar na linha da frente para abastecer o Braga. Pelo menos no campo dos desejos, o que muitas vezes significa meio caminho andado para eventuais transferências. Alvo predilecto dos minhotos sempre que o mercado brasileiro é sondado, o vencedor da Copa do Brasil de 2008 tem nas suas fileiras três jogadores que seriam bem-vindos pelo técnico Jorge Jesus e que há algum tempo têm sido seguidos: o central Durval, o lateral-direito Diogo e o ponta-de-lança Enílton. Todos utilizados no jogo decisivo de quarta-feira, frente ao Corinthians, do qual saiu vencedor o Sport (2-0), os passes dos três jogadores poderão ter disparado para valores proibitivos, mas a SAD arsenalista poderá esgrimir outros argumentos, como, por exemplo, propor o seu empréstimo.

Cônsul de Portugal na casa de Zurique

Será pomposa a inauguração da casa do Braga em Zurique, agendada para amanhã, às 12h00. António Salvador, o presidente do clube, voa no mesmo dia para a Suíça, liderando uma delegação de oito colaboradores, a fim de marcar presença na cerimónia, onde encontrará António Antas Campos, cônsul de Portugal em Zurique; Carlos Coutada, presidente da AF Braga; e Lúcio Sousa, presidente da nova casa. O acto ficará marcado pelo descerramento de uma placa, pela troca de lembranças e pela animação cultural.

quinta-feira, junho 12, 2008

O homem do jogo !

Seleccionador checo elogia PORTUGAL

Bruckner

«Portugal fez um jogo quase perfeito» (Bruckner)

O seleccionador checo considera que a sua equipa fez um jogo melhor do que contra a Suíça (1-0), mas reconhece que não foi suficiente para travar Portugal. Karel Bruckner aproveitou ainda para elogiar o papel de Deco. O técnico defende que o médio é o «cérebro» da Selecção Nacional.«Acho que jogámos melhor do que frente à Suíça. Ofensivamente sobretudo, nós jogámos melhor. Estou muito contente com a prestação de Milan Baros», afirmou Bruckner, que depois explicou as razões da derrota.

«Devido à qualidade do adversário e pelo cansaço demonstrado no segundo tempo. Portugal fez um jogo quase perfeito em termos ofensivos. Eles eram capazes de passar da defesa para o ataque de forma rápida. Na verdade, tenho de felicitar os nossos adversários e particularmente Deco. Possivelmente o melhor jogador em campo. Ele foi muito incómodo para nós. É o cérebro da equipa. Quando tem a bola, é muito difícil tirar-lha», concluiu o técnico.

A vitória de Portugal vista lá fora !

TRABAJADA VICTORIA ANTE LA REPÚBLICA CHECA

Deco guía a Portugal

Portugal refrendó su condición de favorito en la presente Eurocopa con un triunfo trabajado ante la República Checa. Conducido por un soberbio Deco, que marcó el primero y colaboró en los otros dos, la selección de Scolari sumó su segunda victoria en su segundo partido en el torneo. Portugal se adelantó pronto, pero el gol de Sionko le puso en problemas. Ya en la segunda mitad, en la que Portugal jugó un buen fútbol, Cristiano se estrenó en la competición. En el tiempo de prolongación, y después de que Ricardo salvara a su equipo, Quaresma sentenció con los checos volcados. Tras la victoria de Turquía ante Suiza, Portugal es el primer cuartofinalista de la Eurocopa, y además lo hace como primero de grupo.

No tardó mucho Portugal en mostrar la exquisitez de su juego. Sólo siete minutos. Deco combinó con Cristiano Ronaldo y éste con Nuno Gomes. El del Manchester quedó mano a mano con Cech, que desbarató el intento de regate y también el primer tiro de Deco en el rechace. Nada pudo hacer en el segundo rechace y Deco marcó bajo las piernas de un defensor que estaba bajo palos. Lejos de hacerse con el mando del choque con el viento a favor, Portugal sufrió. La República Checa se vino arriba y empató en un córner por medio de Sionko, que le ganó la acción a Petit y cabeceó.

El interior checo fue quizá el mejor de su equipo. Le dio problemas a Paulo Ferreira y además apareció en zonas de remate, como en un cabezazo en las postrimerías del choque que podía haber significado el empate. Hasta el descanso, Portugal nunca se sintió cómodo. Disparó más a puerta que su rival, pero siempre de lejos. Cech no tenía mayores problemas. Mientras, Galasek y los cuatro de atrás hacían bien su trabajo y Baros ponía en algún problema a Carvalho. Los de Bruckner estaban bien ordenaditos y asomaban de vez en cuando.

Deco cambia de ritmo

Portugal cambió de ritmo en la segunda mitad. Lo hizo, sobre todo, Deco. El azulgrana avisó antes de la Eurocopa que sus lesiones le han permitido llegar fresco a la cita. A su ritmo se movió Portugal. Primero las tuvo Nuno Gomes y después Simao. El jugador del Atlético perdonó ante Cech después de que Deco dejara por el camino a dos defensores. Portugal era otro equipo ya, tenía la pinta del equipo favorito al título que es. Comenzó a desbordar a la República Checa y a acumular las suficientes ocasiones como para merecer el triunfo.

El gol en una jugada iniciada por Moutinho, bien continuada por Deco y finalizada perfectamente por Cristiano Ronaldo. El jugador de origen brasileño recortó y la puso a la frontal, donde el 'Bota de Oro' apareció para batir por raso a Cech. Hasta entonces, el meta checo había frenado a Portugal, aunque no pudo finalmente ser el héroe como ante Suiza. Aún tuvo que sufrir Portugal, que no cerró el partido. A falta de cinco minutos, el escurridizo Sionko obligó a volar a Ricardo, que no vivió tranquilo hasta que Quaresma finiquitó el duelo. Con los checos volcados, Deco lanzó para que Cristiano y Quaresma quedaran dos contra uno ante Cech.

La República Checa puso a Portugal en más apuros que Turquía, pero los de Scolari mostraron recursos para seguir siendo considerados como favoritos. Durante algunos minutos volvieron a echar de menos un '9' de verdad, pero no fue a mayores. Lo que tuvieron fue un centrocampista de verdad, Deco, y la primera aparición de valor gol de su estrella, Cristiano Ronaldo. Y eso no es poco, como bien saben los checos. El segundo clasificado del grupo B ya sabe lo que espera en cuartos.

Durvall pode ser o central

O Braga volta hoje à carga por Durvall, central brasileiro de 27 anos que figurará entre os pedidos de Jorge Jesus. O defesa disputou, na madrugada portuguesa, a final da Copa Brasil, podendo a partir de agora concentrar-se no convite. O Sport Recife começou por pedir 800 mil euros.

Luís Filipe pode voltar

Transferido em finais de Julho de 2007 para o Benfica, a troco de 1,5 milhões de euros, Luís Filipe poderá voltar muito em breve a Braga para reforçar a posição de lateral-direito. Há muito que os minhotos procuram no mercado um concorrente directo para João Pereira e o jogador benfiquista, de 28 anos, enquadra-se no perfil traçado pelo técnico Jorge Jesus, que deu indicações precisas no sentido de o clube recrutar alguém mais consistente nas manobras defensivas. A vocação ofensiva de João Pereira nem sempre é aconselhável quando do outro lado aparecem adversários perigosos a explorar o seu flanco, assim como o adiantamento "crónico" do lateral no terreno de jogo, e os responsáveis arsenalistas vêm no regresso de Luís Filipe uma boa solução para o problema. Atendendo às características de um e de outro, haverá espaço e oportunidades iguais para ambos, poderá mesmo dizer-se que se completam, mas também é possível que Luís Filipe veja no Minho repentinamente uma janela para uma época em cheio, com muitos jogos pela frente, caso João Pereira seja transferido para outro clube. Titular em 14 jogos do campeonato na primeira época do seu contrato (tem mais três), Luís Filipe não conseguiu roubar, em definitivo, a titularidade a Nélson, pelo que o Benfica não deverá colocar grandes entraves ao seu empréstimo, que já estará a ser negociado pelo "manager" Carlos Freitas. Significará um segundo acordo, pois foi o actual homem-forte do futebol arsenalista que promoveu a sua primeira transferência para um grande (Sporting), em 2001/02. Caso a cedência do internacional português se torne impossível, o Braga deverá escolher entre Éder (Leiria) e Filipe Oliveira (Leixões) para satisfazer um dos desejos primordiais de Jorge Jesus.

quarta-feira, junho 11, 2008

Só mais uma...vitória !

David Caiado pode reforçar o Braga

O Sp. Braga continua no mercado à procura de reforços para a nova temporada e David Caiado, extremo que na última época jogou no Estoril, pode ser o próximo a assinar. Formado no Sporting, onde foi treinado por Luís Martins – novo coordenador técnico do futebol de formação dos arsenalistas –, o jogador de 21 anos assume uma abordagem do Sp. Braga e confessa que gostava de rumar ao Norte do país.

“Sim, é verdade, falaram comigo. Pela estrutura forte, pelo facto de irem jogar na Taça UEFA e por conhecer bem o Luís Martins e o Carlos Freitas [manager do Sp. Braga], adorava lá jogar”, assumiu, não escondendo ter outras possibilidades para prosseguir a carreira: “Terminei o contrato que me ligava ao Sporting e fica muito mais fácil para assinar por outro clube. Chegaram-me a falar da Naval e do P. Ferreira, mas recentemente foi o Marítimo que me ligou. Fiquei de lhes apresentar uma proposta ainda esta semana, mas, não escondo, prefiro o Sp. Braga!”

Curiosamente, foi na Cidade dos Arcebispos que Caiado fez o único jogo na Liga: a 7 de Janeiro de 2006. O Sporting perdeu 3-2.

Reforços “made in Alvalade”

Devido a uma lesão grave, David Caiado jogou pouco na última época ao serviço do Estoril. No entanto, o valor do internacional português Sub-20, que falhou o Mundial do ano passado, no Canadá, é conhecido pelas pessoas que vão trabalhar directamente com Jorge Jesus em Braga, e a sua contratação insere-se na nova política da SAD. Nesse contexto, já foi contratado o jovem guarda-redes Mário Felgueiras, também ele formado na Academia do Sporting.

João Pereira, Rodriguez e Frechaut seguros !

João Pereira, Rodriguez e Frechaut vão permanecer em Braga na próxima época, apesar do interesse que suscitaram a alguns clubes portugueses e estrangeiros. O mesmo sucede em relação a Linz, outra das mais-valias bracarenses, embora o futuro do ponta-de-lança arsenalista possa depender em parte do brilho que conseguir atingir no Euro'2008, onde defende as cores de um dos países organizadores, a Áustria. Linz foi titular no confronto da primeira jornada, com a Croácia, com um desfecho desfavorável (0-1). Importa referir que, enquanto João Pereira possui contrato por mais três épocas, Rodriguez e Linz possuem ligação ao clube por mais dois anos, e Frechaut termina o vínculo em Junho do próximo ano.

Apesar do propalado interesse de alguns clubes neste lote de jogadores (FC Porto, Benfica e Nápoles em João Pereira; FC Porto em Rodriguez; Sion em Frechaut; e vários ingleses em Linz, por exemplo) não chegou qualquer proposta concreta à SAD do Braga, pelo que, nesta altura, a possibilidade de transferência de algum destes jogadores está descartada. Por outro lado, é intenção dos responsáveis arsenalistas proporcionar, ao técnico Jorge Jesus, as melhores condições para que ele recoloque o clube da capital do Minho no topo da classificação, se possível a intrometer-se na luta dos três grandes, a exemplo do que sucedeu com o Guimarães na temporada passada, mas, acima de tudo, que reconquiste o estatuto de quarto clube do campeonato português. E para isso é preciso manter, no plantel, atletas com a qualidade de João Pereira, Rodriguez, Frechaut e Linz.

Ronaldo experimenta novas chuteiras !

Chefe Petit !

Capoeira de Nani e Bruno Alves

Tempos livres do Europeu 08

terça-feira, junho 10, 2008

Carlos Fernandes no Marítimo

Carlos Fernandes, lateral-esquerdo que representou o Braga nas últimas três épocas, assinou ontem um contrato com o Marítimo válido por duas temporadas. Em final de contrato com os bracarenses, e apesar do interesse manifestado por outros clubes portugueses e dois ingleses, Carlos Fernandes optou pela equipa da Madeira. O defesa é, aos 30 anos, um jogador de qualidade e muito experiente, pelo que a sua contratação se insere num contexto de aquisição de uma mais-valia para o plantel insular. O mais recente reforço do Marítimo efectuou metade dos jogos da Bwin Liga da época passada (15), 13 dos quais completos. Carlos Fernandes, recorde-se, cumpriu a sua formação no Sporting, tendo sido depois emprestado ao Lourinhanense e ao Campomaiorense. Posteriormente defendeu as cores do Farense (três épocas), Belenenses (duas) e Boavista (duas) antes de marcar presença no clube da Cidade dos Arcebispos. A partir de Julho inicia uma nova etapa na sua carreira, no Marítimo.

Nápoles atento a João Pereira

João Pereira está referenciado pelo Nápoles e constitui uma das opções para reforçar o lado direito da defesa. Esta é a convicção da Imprensa italiana, que o coloca entre as principais alternativas para reforçar a equipa transalpina, a par do portista Marek Cech, este para as funções de lateral-esquerdo.

A eventual transferência do defesa para o futebol italiano está ainda em fase de estudo, mas não será fácil aos dirigentes do Nápoles convencer a SAD do Braga a negociar sem abrirem os cordões à bolsa. Isto porque João Pereira está cotado como um dos activos mais valiosos do plantel bracarense e, por outro lado, porque 40 por cento do passe do defesa-direito pertence ao Gil Vicente, que terá de receber a sua percentagem num futuro negócio. O Braga teve, até ao passado dia 30 de Maio, a hipótese de exercer o direito de opção sobre a percentagem na posse do Gil Vicente e não o fez, o que indicia, à partida, ausência de propostas concretas (pelo menos de valor considerado mínimo para iniciar as negociações) e, em simultâneo, a indisponibilidade para vender o atleta, apesar dos rumores que há já algum tempo circulam nos meandros do futebol.

Mas não é só em Itália que as qualidades de João Pereira estão a ser analisadas, uma vez que alguns prospectores ligados ao mercado alemão tiraram notas em diversas ocasiões, existindo rumores que um clube do escalão maior da Alemanha poderá mesmo avançar para contactos exploratórios com a SAD do Braga, tendo em vista a transferência de João Pereira para a Bundesliga.

segunda-feira, junho 09, 2008

domingo, junho 08, 2008

Os leões gostam de Zebras

1ª vitória!

Baliza já tem donos !

Kieszek, Eduardo e Mário Felgueiras constituem o lote de guarda-redes para a época 2008/09. A questão dos guarda-redes está por isso encerrada, excepção feita à eventualidade de surgir uma oportunidade de negócio irrecusável. Neste contexto, os ex-juniores Ricardo e Diego vão ser objecto de cedência temporária, enquanto os dirigentes arsenalistas procuram encontrar uma solução para as situações do experiente Paulo Santos e do espanhol Dani Mallo, que possuem mais um ano de contrato com o clube minhoto. Os dois atletas foram autorizados a procurardar clube para dar sequência à sua carreira. Importa referir, por outro lado, que as qualidades demonstradas pelos três guarda-redes na época 2007/08 apontam para uma concorrência muito forte entre os candidatos à baliza arsenalista na época 2008/09. De recordar que, depois de Dani Mallo e Paulo Santos, Kieszek foi a aposta para os últimos onze jogos da época, enquanto Eduardo, ao cumprir os 30 jogos da Liga, foi titular absoluto em Setúbal, e Mário Felgueiras defendeu em 20 jogos do Portimonense da Liga Vitalis. Em virtude das idades (Kieszek, 27 anos, Eduardo, 26 e Mário Felgueiras 22) este é um trio para lavar e durar na baliza arsenalista.

Eduardo quer afirmar-se

Eduardo vai permanecer no plantel de Jorge Jesus. O guarda-redes, que esteve emprestado ao Beira-Mar e Setúbal, tem consciência do valor da concorrência, mas também das suas qualidades e regressa com "uma enorme vontade" de se "afirmar" numa casa que bem conhece. E garante total "disponibilidade para conquistar o lugar". Eduardo, recorde-se, prorrogou recentemente o seu vínculo aos arsenalistas por mais três anos, pelo que, nesta altura, são quatro os anos de ligação ao Braga.

sexta-feira, junho 06, 2008

Lançamento original !

São profissionais!

O Sporting de Braga revelou esta quinta-feira ter assinado contratos profissionais com os ex-juniores Diego, Rui Lopes e Pizzi.

Os dois primeiros renovaram o vínculo por uma temporada e duas de opção, enquanto o último ficará ligado aos minhotos nas próximas três épocas.

Brum disposto a tudo !

Colocado de forma surpreendente na lista dos excedentários do Braga, Roberto Brum aguarda tranquilamente que a SAD defina o seu futuro. Antes de partir de férias para o Rio de Janeiro, o médio brasileiro recebeu a informação de que seria colocado no mercado e apenas tem como certo o seu regresso a Portugal no dia 23 de Junho, tendo como destino provisório o Braga. Agradado com a frontalidade de Carlos Freitas, o novo "manager" dos arsenalistas, Brum chegou até a propor "assinar a rescisão" amigável do seu contrato, válido por mais duas temporadas. "Rejeitou logo por entender que eu sou um atleta importante. Disse-me que há vários clubes interessados em mim e só queria saber se eu via algum inconveniente em ser transferido. Respondi-lhe que não cabe a mim decidir", recordou. Certo de que agradou "em termos de produtividade e disciplina" durante uma época em Braga, o médio-defensivo depressa percebeu a mensagem do dirigente. "Explicou-se de uma forma educada e subtil que não seria opção para Jorge Jesus. Por outro lado, julgo que também pode haver interesses comerciais para além dos critérios técnicos", avaliou.

Linz acredita em Portugal

O avançado austríaco Roland Linz, do Sp. Braga, espera que a sua selecção seja uma das «surpresas» do Europeu e coloca Portugal entre os favoritos ao campeonato que decorre entre 7 e 29 de Junho na Áustria e na Suíça.

«Não somos favoritos no grupo, mas vamos tentar o nosso melhor para ser a surpresa do Europeu. O primeiro jogo com a Croácia será muito importante para nós. Se conseguirmos a confiança necessária, talvez venhamos a ser uma surpresa», disse Linz em declarações à Antena 1.

Quanto à sua saída do Sp. Braga, Linz diz que «neste momento, o Euro é o mais importante». «Veremos o que acontece depois, mas agora estou focado nos três primeiros jogos», disse.

O austríaco coloca ainda Portugal entre os quatro favoritos à conquista do título europeu: «Para mim, é uma das quatro candidatas ao Euro, juntamente com Alemanha, França e Itália. Claro que o meu coração também está com Portugal.»

quinta-feira, junho 05, 2008

Linz bem visto em Inglaterra!

O austríaco Roland Linz tem vários clubes ingleses interessados nos seus serviços. Segundo a Skysports, West Ham, Middlesbrough, Newcastle e Fulham vão estar bem atentos às prestações do avançado do Sp. Braga durante o Euro-2008.
O jogador foi observado diversas vezes ao longo da época, na qual apontou 11 golos no campeonato nacional, esperando-se que confirme agora as credenciais na competição que arranca já este fim-de-semana. Desta forma, é certo que qualquer proposta só deverá chegar a Braga após o Euro-2008

quarta-feira, junho 04, 2008

Moisés já é do Braga!

Moisés já não foge do Minho. O acordo foi alcançado nas últimas horas e tudo indica que o brasileiro seja apresentado a qualquer momento pela SAD do Sp. Braga. Aliás, Moisés regressou ao nosso país nos últimos dias e a sua presença, apurou Record, foi decisiva para ultrapassar os últimos obstáculos. Os termos do acordo com o Cruzeiro, clube com o qual o atleta tem contrato por mais 3 anos, serão divulgados a qualquer momento e é possível que os minhotos tenham adquirido 50 por cento do passe.

Aprovada a sua contratação por Jorge Jesus, a SAD, que até já tinha o defesa-central formatado como potencial reforço para 2007/08, garantiu a “pole-position” para as negociações com a presença, em Portugal, de uma delegação do Cruzeiro com uma equipa de jovens para defrontar o Sp. Braga, Nacional e Vitória de Guimarães. Por essa altura – logo após o término do campeonato – Moisés já se encontra de férias, em Minas Gerais.

Defesa experiente, Moisés esteve em destaque no Boavista, onde realizou 15 jogos. Foi a sua época de estreia em Portugal, mas com um atraso de um ano pois em 2006/07 esteve para jogar no Sporting. Um conflito entre os russos do Krylia Sovetov e o Cruzeiro impediu o empréstimo que estava negociado com o Sporting.

segunda-feira, junho 02, 2008

Ninguém a segura !

Cândido só fala bem de Jesus...

Cândido Costa sabe bem das exigências e ambição que norteiam a SAD do Braga, uma vez que defendeu as cores arsenalistas nas épocas 2004/05 e 2005/06, assim como conhece o técnico Jorge Jesus, que o treinou em Belém nas duas últimas épocas. "O Jorge Jesus tem condições para realizar um bom trabalho e estou convicto que o vai conseguir", sustentou o lateral-direito do Belenenses, acrescentando: "É um estudioso, que gosta do que faz e vive para fazer aquilo. Coloca muita paixão na sua actividade profissional e tenho a certeza que, por vezes, até se esquecerá de tratar de algumas coisas particulares devido à intensidade com que vive o futebol. É um treinador que gosta da relva, que respira futebol, em especial no treino, enfim, alguém que nasceu para isto", afirmou.

Enquanto frisa que Jorge Jesus tem "qualidade para triunfar em Braga", Cândido Costa diz-se grato pelo apoio que sempre recebeu do técnico, inclusive as "dicas" para melhor actuar como lateral-direito.

Quarto lugar é o minímo para Jesus...

Jorge Jesus é, nesta altura, um dos treinadores portugueses mais conceituados e a contratação dos seus serviços por parte do Braga só vem reforçar o estatuto conquistado pelo técnico. O clube quer regressar a um passado recente de êxitos, quando andou a discutir os lugares de pódio com os três grandes, nomeadamente no consulado de Jesualdo Ferreira, acabando por perder nesta luta e nunca passar do quarto posto. Para voltar a esses anos dourados, a opção dos dirigentes bracarenses recaiu no ambicioso ex-técnico do Belenenses.

Jorge Jesus iniciou a carreira no Benfica de Castelo Branco, onde na época 1988/89 assumiu as funções de jogador/treinador, seguindo-se o Amora, que conduziu da III Divisão à II Liga, conseguindo depois as promoções de Felgueiras, Setúbal e Estrela da Amadora à I Liga. É, pois, um percurso ascendente o de Jorge Jesus, mas conquistado a pulso. Na época 2006/07 o técnico, então ao serviço do Belenenses, discutiu quarto lugar com o Braga e só mesmo no último jogo os arsenalistas conseguiram garantir a posição com a vantagem de um ponto (50-49). O quinto lugar de há duas épocas é, pois, a melhor classificação conseguida pelo treinador. Mas se para os lados de Belém este desiderato pode ser traduzido numa boa época, no Minho será por certo considerado insuficiente. A ambição dos responsáveis arsenalistas aponta para a conquista de um lugar na Taça UEFA, deixando a Liga dos Campeões fora das cogitações, pelo menos esta época, já que o terceiro lugar já não dará direito à eliminatória de acesso.

A reformulação e investimento no edifício do futebol arsenalista, assim como no marketing, revela uma enorme determinação e ambição na (re)afirmação do clube a nível nacional. E não só... Nas épocas 2004/05, 05/06 e 06/07 o Braga assumiu-se como o quarto clube português e o objectivo é reconquistar esse prestígio perdido.