Sporting Clube de Braga contra Sporting Clube de Portugal, uma referência com sede no Minho e outra a partir da capital, numa corrida em direcção ao topo da tabela classificativa da Liga 2008/09. Os guerreiros de Jorge Jesus, naturalmente inflamados pelo sucesso na fase embrionária da época, agigantam-se perante os leões de Paulo Bento, num combate com hora marcada: segunda-feira, 21h15, Estádio AXA.
Com vitórias acumuladas na primeira jornada da competição, Sp. Braga e Sporting completam uma segunda ronda marcada pelo clássico do Estádio da Luz, onde o F.C. Porto interrompeu uma longa estadia na liderança da Liga portuguesa. 1007 dias depois, o Nacional da Madeira agarrou o ceptro, mas estará particularmente atento às incidências do embate na «pedreira», com emoções fortes em perspectiva.
Avessos à história, Jorge Jesus e Paulo Bento estarão, ainda assim, elucidados sobre a predominância leonina nas partidas com estes intervenientes, em Braga. 26 triunfos do Sporting, contra 13 empates e 20 vitórias locais. O último sorriso, contudo, rasgou-se no rosto dos minhotos, com três golos sem resposta, na época passada (3-0). Frechaut, Jorginho e Linz, resistentes na transição para o legado de Jesus, continuam por lá.
Como gerir a fartura
O novel treinador do Sporting de Braga gere uma constelação de nomes sonantes, aumentando o capital de confiança com os resultados recentes. Boa pré-época, entrada na Taça UEFA e triunfo a abrir a Liga 2008/09, no reduto do Paços de Ferreira. A fartura, não obstante este cenário, gera desconforto em alguns excedentários momentâneos. Wender, velha guarda do clube, foi a primeira vitima.
Uns partes, outros chegam para dilatar o leque de opções. Lá para a frente, a par do habitual Linz, encontram-se reforços como Meyong, Paulo César ou Rentería, cara nova na lista de convocados de Jorge Jesus para este encontro. Paulo Jorge, Andrés Madrid e Vandinho estão lesionados e, pela tal fartura referida, Jorginho, Filipe Oliveira e Orlando Sá ficaram de fora.
No lançamento do encontro, voltando a frisar que o «fair-play é uma treta», o treinador arsenalista garantiu que não vai prestar vassalagem ao adversário.
Djaló desceu à terra
No Sporting, Paulo Bento continua nas boas graças dos adeptos, considerando a derrota no Troféu Santiago Bernabéu, na visita ao poderoso Real Madrid (5-3), como a excepção de uma regra deste início de época: vencer. Os leões já enviaram a Supertaça nacional para o museu, juntando uma vitória na recepção ao Trofense, na entrada da Liga 2008/09.
Yannick Djaló é o rosto deste Sporting reforçado, no naipe de soluções e nos índices de confiança. Em foco no mês de Agosto, chegando até ao estrito lote de opções de Carlos Queiroz, o avançado foi convocado para a deslocação ao Minho, mas está em dúvida, devido a uma mialgia. Djaló desceu à terra, mas continua a acreditar na recuperação plena. Anderson Polga está mesmo descartado, devido a castigo, levando Caneira a regressar ao habitat natural, o eixo da defesa.
Paulo Bento assume o objectivo, olhando para o topo da Liga, e anseia pelo encerramento do mercado das transferências, para anular ligeiros focos de instabilidade. Vukcevic, por exemplo, está entre os convocados. Será para jogar?
Equipas prováveis:
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Frechaut; Mossoró, Luís Aguiar e César Peixoto; Meyong e Paulo César.
Outros convocados: Kieszek, André Leone, Stélvio, Alan, Matheus, Rentería e Linz.
SPORTING: Rui Patrício; Abel, Tonel, Caneira e Grimi; Rochemback, João Moutinho, Romagnoli e Izmailov; Derlei e Yannick Djaló.
Suplentes: Tiago, Daniel Carriço, Ronny, Adrien, Miguel Veloso, Pereirinha, Vukcevic, Rodrigo Tiuí e Hélder Postiga.