quinta-feira, fevereiro 28, 2008

BRAGA x Guimarães


João Tomás "rei" nos últimos dérbis
J.F.
Se há jogador no actual plantel arsenalista que marcou os últimos dérbis minhotos, é João Tomás, responsável por três golos em outros tantos jogos. Mais, o avançado internacional apenas não participou em dois deles, desde que, vindo de Sevilha, trocou... Guimarães por Braga. É que, sem nunca ter sido feliz na Cidade-Berço na época que lá passou (2003/04), a chegada a Braga resultou numa metamorfose, com o avançado a marcar 30 golos em duas temporadas, mais... 27 do que nos dois anos anteriores (Bétis e Guimarães). Vítima de uma lesão grave em Sevilha e colocado na lista de dispensas por Victor Fernández, foi Inácio que o recuperou para o futebol português, levando-o para Guimarães num ano terrível para os minhotos e que Jorge Jesus, qual salvador, transformou em manutenção sobre o gongo final. Em Braga, sob a orientação de Jesualdo Ferreira, reencontrou a motivação e o caminho dos golos, tornando-se de novo um avançado com forte nome na praça, naqueles que foram os melhores momentos que passou no clube arsenalista. Em final de contrato, mas com proposta para renovar, João Tomás tem um novo dérbi à porta. Resta saber se o jogará.

Madrid pode ser a nova surpresa
J.F.

Cumprido o segundo treino à porta fechada da semana - em que os jogadores que alinharam na Luz continuaram a fazer treino diferenciado, em função da gestão do desgaste físico que se torna imperioso efectuar -, poucas notas há que acrescentar em matéria de programa de preparação para a partida de sábado à noite. Segundo o boletim clínico, Paulo Santos fez trabalho compensatório no ginásio e treino no relvado, mas longe da baliza, o que, à partida, o afasta do próximo jogo.
Também ausente na sessão vespertina esteve o avançado João Tomás, que surgiu com pequenas queixas e esteve no ginásio, sendo que hoje vai ser reavaliado. Sem jogar desde Dezembro, mas cada vez mais próximo da forma ideal, Madrid poderá vir a ser a surpresa que Manuel Machado tem guardada para o confronto com o Guimarães, depois de ter sido suplente não utilizado na partida com Benfica. Entretanto, o médio Jorginho já deu início ao programa de reabilitação, mas ontem fez trabalho em casa, iniciando hoje a terapia diária nas instalações médicas do Estádio AXA.

Claques prometem só mandar "bocas"

As duas claques arsenalistas, Red Boys e Bracara Legion, deverão aumentar a sua presença nas bancadas do Estádio AXA para o confronto com o vizinho de Guimarães, numa presença que, no entanto, prometem "ser para apoio exclusivo ao Braga". No entanto, Paulinho, líder da segunda claque - que fica situada na bancada em frente daquela onde se vão posicionar os adeptos adversários -, deixou no ar a possibilidade de, durante o jogo, alguns "piropos" atravessarem o relvado em direcção aos seguidores vimaranenses. "Não será com o intuito de os provocar, mas de brincar com eles, com alguma malícia..." - sublinhou. Já Jô Mané, líder dos Red Boys, afastou qualquer intenção de partir para a provocação, fazendo depender do desenrolar do jogo o romper da atitude passiva com que, disse esperar, os cerca de mil membros da claque vão seguir o jogo. De referir, a título de números, que os Bracara Legion deverão comparecer com cerca de 600 elementos. ^

INQUÉRITO ONLINE

P Deve Manuel Machado apostar no onze que jogou na Luz para o confronto do Braga com o Guimarães? Sendo verdade que, na véspera, a maioria dos leitores d'O JOGO online não acreditava que o empate na Luz resultasse em motivação adicional para o jogo seguinte, uma percentagem muito elevada (81%) entende que não deverão existir mexidas no onze utilizado e que Manuel Machado deve apostar nos mesmos jogadores para sexta-feira.
REALIZADO NOS DIAS 25 E 26 DE FEVEREIRO
VALORES EM PERCENTAGEM
SIM: 81
NÃO: 19
N.º DE PARTICIPANTES: 607

1 comentário:

Ultras Braga disse...

Visitem e adicionem nos vossos links
http://ultras-braga.blogspot.com/